O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), vinculado à Rede Ebserh, participou do II Congresso Nacional Integrado em Urgência, Emergência e UTI (CNIUEU), representado pela enfermeira Ilana Maria Brasil do Espírito Santo. Com um enfoque técnico-científico, o congresso tem como um dos objetivos fortalecer as bases do Sistema Único de Saúde (SUS), considerado o maior sistema de saúde pública do mundo.
Ilana foi convidada para falar sobre a classificação de risco na urgência e emergência como instrumento de segurança e humanização do atendimento. “A classificação de risco é uma ferramenta amplamente utilizada em todo território nacional e é porta de entrada para muitos serviços. É um instrumento privativo do profissional enfermagem, que prioriza as necessidades de cada paciente diminuindo o tempo de espera ao serviço”, explica Ilana, que também é educadora e pesquisadora da área de saúde.
Para Ilana, a importância de participar do evento é a difusão do conhecimento, mostrando que a enfermagem tem base na prática e na pesquisa. “Ao trabalhar num hospital universitário, nossa atuação é alinhada com a educação e a pesquisa. Não fazemos só o atendimento ao paciente, nosso dever também é disseminar o conhecimento na instituição e na comunidade. Então, me sinto honrada em multiplicar conhecimento e vivência”, comenta.
O congresso visa despertar o engajamento de acadêmicos e profissionais, valorizando a teoria e a prática na saúde. “Representar o hospital universitário me deixou muito feliz. Eu tenho orgulho de trabalhar na Ebserh justamente por focar na educação e na qualidade. Então, ajudar no aprendizado e estar pronta para o debate é uma das coisas da enfermagem que eu mais gosto”, vibra.
Ilana defende que o estudo tem que ser uma constante, principalmente para os profissionais da saúde. “Temos que aprimorar nosso trabalho agregando valor à nossa conduta e à profissão para atender de forma adequada e oferecer um trabalho de qualidade para a sociedade”.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.