Crédito: Divulgação/PRF

Uma organização criminosa sediada em Dourados foi desarticulada na tarde desta segunda-feira (16), após ação conjunta do Setor de Investigações Gerais (SIG) com a PRF (Polícia Rodoviária Federal). O grupo atuava no envio de grandes carregamentos de maconha para o estado de São Paulo. A operação, batizada de ‘Rottweiler’, recebeu este nome porque os locais usados pela organização para armazenar os veículos de transporte eram guardados por cães da raça Rottweiler. 

No total, cinco homens foram presos na operação, incluindo um empresário do ramo da pecuária, um advogado, um comerciante e um motorista. Além das prisões, foram apreendidos dois caminhões Mercedes-Benz (modelos L 1620 e 2213), uma caminhonete Ford F-250 cabine dupla e uma Toyota Hilux. 

Segundo informações da ocorrência, por volta das 14h a PRF recebeu informações, após troca de inteligência, sobre um caminhão Mercedes-Benz azul que estaria carregado com grande quantidade de maconha em um sítio localizado no Assentamento Mutum, no município de Nova Alvorada do Sul. O Núcleo de Operações Aéreas foi acionado e, às 16h, o caminhão foi localizado pela equipe aérea, que passou a informação às equipes em solo.

Durante a abordagem, dois homens foram presos e confirmaram que o caminhão transportava maconha. Os suspeitos revelaram ainda que outros três integrantes da organização haviam se deslocado para Campo Grande em busca de outro caminhão. As equipes policiais montaram campana e conseguiram efetuar a prisão dos três indivíduos assim que retornaram ao local.

Os envolvidos foram encaminhados ao SIG de Dourados, onde a ocorrência foi registrada e as investigações estão em andamento.

A Polícia Civil deve divulgar mais informações sobre a operação em coletiva marcada para as 9h desta terça-feira (17) no SIG.