Segundo uma autoridade do evento, os bilionários terão lugar de destaque na cerimônia junto a outros convidados do republicano
Os empresários Elon Musk (Tesla), Mark Zuckerberg (Meta) e Jeff Bezos (Amazon) estarão presentes na posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo a emissora NBC News, os 3 sentarão junto a convidados notáveis, como os indicados ao gabinete do republicano.
Apesar de os 3 bilionários disputarem espaço no setor de tecnologia, todos eles tiveram algum envolvimento com a campanha de Trump durante as eleições presidenciais de 2024.
Elon Musk foi um apoiador veemente do republicano, doando mais de US$ 120 milhões para a campanha. O bilionário CEO da Tesla e da SpaceX também ocupará um cargo no governo. Ele dirigirá o Doge (Departamento de Eficiência Governamental).
Musk esteve ao lado do presidente eleito em momentos chave da campanha, como comícios e eventos de arrecadação. O empresário também acompanhou a apuração dos votos ao lado do republicano.
Jeff Bezos, que também é dono do jornal Washington Post, não declarou apoio direto ao presidente eleito, porém vetou o editorial da equipe de opinião em apoio à candidata Kamala Harris (Democrata). Na época, o fundador da Amazon disse que o apoio traria “perda de credibilidade da mídia”.
Bezos chegou a afirmar depois das eleições que poderia “ajudar” o presidente eleito na agenda de desregulamentação proposta durante a campanha.
Mark Zuckerberg, CEO da Meta, possui uma relação conturbada com Trump. Inicialmente, o republicano criticava o dono do Facebook por bani-lo da plataforma depois que ele incitou seus apoiadores a invadirem o Capitólio em 6 de janeiro de 2021.
Entretanto, Zuckerberg também decidiu não endossar nenhum candidato em 2024, o que agradou Trump.
Perto da posse em 20 janeiro, o CEO da Meta decidiu encerrar a checagem de fatos no Facebook e Instagram, alinhando-se as propostas de liberdade de expressão de Trump e Musk.