Uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Dourados, que trabalha na primeira fase da operação “BIG FISH”, braço da operação Corpus Christi, realizava fiscalização no rio Dourados, no município de Deodápolis ontem (13) à tarde e autuou um pescador amador, praticando pesca ilegal.

O infrator, de 50 anos, residente em Dourados, pescava sem a licença ambiental e não havia capturado peixe ainda.

Com ele foram apreendidos uma carretilha com vara, um barco e um motor de popa com tanque. Ele foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 500,00. A pesca sem licença não é crime ambiental. Trata-se apenas de infração administrativa. Pagando a multa, o infrator poderá ter o material apreendido restituído.

Outra equipe da PMA de Dourados, que realizava patrulhamento fluvial no Rio Brilhante, ao passar gancho em sistema de arrastão no leito do rio localizou e recolheu uma rede de pesca de 30 metros.

Esse uso de gancho é usado comumente nas fiscalizações para a localização desses petrechos ilegais, tendo em vista que alguns infratores armam as redes e espinhéis e afundam as pontas para que não fiquem à vista, para esconder da fiscalização e também de outros pescadores que podem retirar peixes capturados em seus petrechos.

Fonte: Dourados News