Os testes de coronavírus em Dourados serão ampliados no drive thru do Corpo de Bombeiros diante da demanda existente. A medida acontece já a partir deste fim de semana. São dois tipos de testes realizados na unidade, os quais devem ser previamente agendados pelos populares via telefone (abaixo). 

Conforme explica o tenente coronel Humberto José Sepa de Matos Filho, o teste RT-PCR é realizado por meio de coleta de secreção nasal que necessitam ser enviadas ao laboratório Lacen (Laboratório Central de Saúde) em Campo Grande e tem resultados em 72 horas os testes rápidos são realizados via coleta de uma pequena quantidade de sangue, com resultado em 15 minutos.  

Para realizar o teste, a pessoa deve apresentar sintomas da doença, tais quais: febre, tosse seca, cansaço, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar. Isso deverá ser informado via telefone, na chamada triagem. 

Após os profissionais constatarem a necessidade de teste, o mesmo é agendado com data e horário específicos. 

Conforme os carros chegam à unidade é constatado a identidade de cada pessoa e o agendamento. Só são realizados os testes se agendados. 

O tenente coronel Matos explica que é solicitado que a pessoa coloque o documento no painel do veículo para devidas confirmações de dado e que o vidro do veículo só é aberto para a realização da coleta, sendo solicitado o fechamento imediato após isso. 

“Isso se dá ao fato de que o carro acaba sendo uma barreira para transmissão e é necessário atuarmos assim, pois, não somos uma unidade hospitalar”, disse. 

Os resultados dos testes são encaminhados para os populares via torpedo SMS com as devidas orientações. 

O telefone disponível para agendamento dos testes no Corpo de Bombeiros é: 3311-6263.

Quanto às pessoas que não possuem carro para a testagem no Bombeiros, a recomendação é que procurem as unidades básicas de saúde sentinelas de Dourados, são estas: Unidade Enfermeira Jaci Silva Martins, que fica na rua Ponta Porã, esquina com a rua Alberto Maxwell, Unidade Ramão Vieira, no bairro Cachoerinha, Unidade Marlucia Araujo Lupinetti, no bairro Santo André e UBS Antônia Marques, na Vila Vargas. 

Fonte: Dourados News