Acordo valerá por 5 anos e foi um dos últimos firmados antes da troca do comando da PF em Mato Grosso do Sul
A Superintendência Regional de Polícia Federal de Mato Grosso do Sul e o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) fecharam um acordo de cooperação técnica visando a promoção do intercâmbio de informações criminais, por meio do Sinic (Serviço Nacional de Informações Criminais). O termo foi publicado no Diário Oficial da União na sexta-feira (31), mas data de 10 de julho, já estando em vigor.
Pelo acordo, serão trocadas informações que visem a prevenir e repreender a criminalidade no Brasil, seguindo plano de trabalho previamente definido. O termo terá validade de 60 meses (5 anos).
Mato Grosso do Sul é área considerada estratégica para a Segurança Pública, graças às extensas fronteiras secas com Paraguai e Bolívia, que permitem a entrada e saída de produtos frutos de atos ilícitos –como contrabando, descaminho, furtos e roubos de veículos, entre outros.
O intenso tráfico de drogas na região, que ajuda a abastecer grandes centros brasileiros, também motiva disputa entre facções criminosas, responsáveis ainda por execuções.
O ato também foi um dos últimos assinados pela Superintendência da PF no Estado sob o comando do delegado Cleo Matuziak Mazzotti, que em 22 de julho foi desligado do cargo e designado para o cargo de coordenador-geral da Polícia Fazendária da Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado da PF. Ele ficou um ano e meio no Estado.
Fonte: Midiamax