Após alta na semana passada, Dourados volta a registrar média diária de 28,5 novos casos de coronavíurus (Covid-19), considerando os números divulgados em boletins informativos municipal entre 11 e 17 de agosto. Por outro lado, a taxa global de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) atingiu 69% nesta segunda-feira (17).
Comparando com as semanas de junho e julho é possível observar uma queda na média de confirmações de casos de Covid-19 em Dourados. O cálculo da média móvel é considerado por epidemiologistas como indicador efetivo para estudos voltados a medição do comportamento de doenças transmissíveis.
Durante os primeiros dias de agosto esta média havia passado de 28,5 para 31,5, sofrendo queda para as atuais 28,5 confirmações diárias da nova doença durante está semana mais recente. Como revelado pelo Dourados News, o pico do contágio aconteceu em junho, com 91 casos registrados por dia durante a terceira semana daquele mês.
Crédito: Wender Carbonari/Dourados News
Apesar da taxa média de confirmações em queda, Dourados passou de 53% para 69% no índice que acompanha a ocupação dos leitos de UTI nos hospitais das quatro macrorregiões de Mato Grosso do Sul. A taxa de ocupação global deste tipo de leito hospitalar considerada segura para evitar um possível colapso no sistema de saúde é de no máximo 80%.
Crédito: Boletim Coronavírus/SES
A disponibilidade de leitos de UTI, através do SUS (Sistema Único de Saúde), junto a quantidade de casos confirmados e de óbitos por coronavírus fazem parte dos critérios de classificação da situação endêmica específica em cada localidade.
Dourados está atualmente classificado com bandeira laranja, de risco médio, em estudo realizado a cada 14 dias por equipe técnica da SES (Secretaria de Estado de Saúde), através do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia).
Dados do boletim estadual revelam que 11 douradenses perderam suas vidas após contrair o vírus durante o mês de agosto, chegando a 66 mortes desde o início da pandemia. Em Mato Grosso do Sul são 216 óbitos somente neste mês, chegando a 660 desde março.
Fonte: Dourados News