O mês de agosto terminou com taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) acima de 70% em hospitais de Dourados. Além disso, nesta segunda-feira (31/8), apenas 37,8% dos moradores não saíram de casa, de acordo com dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Estas duas taxas são importantes para medir a eficácia de políticas de prevenção contra o coronavírus (Covid-19) e acompanhar a situação dos atendimentos à população através do sistema público de saúde.

O primeiro índice mostra um aumento dos níveis de ocupação de leitos, sendo necessário que a taxa não ultrapasse os 80% evitando riscos de haver um possível colapso no sistema de saúde.

Já a taxa de isolamento revela um descuido não só dos douradenses com relação à prevenção contra a Covid, mas também da grande maioria dos moradores de todo Mato Grosso do Sul.

Os dados referentes ao último dia de agosto apontam que todos os municípios do Estado tiveram taxa de isolamento abaixo de 50%, sendo que quatro chegaram a ficar abaixo de 30%. O ideal seria taxa de isolamento social próximo de 70%, de acordo com orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Nesta terça-feira (1/9), tabela que faz parte do boletim epidemiológico do coronavírus mostra Dourados com 75% dos leitos de UTI ocupados. A taxa global de ocupação esteve acima de 70% nos últimos cinco dias.

Fonte: Dourados News