Os estragos causados em Dourados, após o segundo temporal em menos de 15 dias podem ser notados tanto no centro quanto nos bairros e, a Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos) aponta que o ‘mutirão’ de limpeza pode durar mais 15 dias. Conforme mostrado pelo Dourados News, no domingo (08), chuva rápida acompanhada de ventos fortes deixou dezenas de árvores caídas, bueiros entupidos, entre outros problemas.
Conforme o secretário de Serviços Urbanos, Wellinton Luiz Santana Lopes, a prioridade tem sido a remoção de árvores que caíram na área central para a desobstrução das vias que possuem um grande tráfego de veículos e em seguida, os serviços serão encaminhados para os bairros.
Diante da demanda existente, o interino responsável pela pasta disse que as ações devem seguir por cerca de 15 a 20 dias.
Questionado sobre a situação, diante da continuidade da chuva nesta segunda-feira (09) e terça-feira (10), ele cita que existe o receio de que possa ocorrer outros problemas similares aos já registrados, porém, os trabalhos não cessarão.
“Mesmo com a chuva, as nossas equipes não têm parado e a remoção está acontecendo, sendo que também encaminharei a desobstrução de bueiros. Se não houver mais temporal, acredito que devemos terminar essa limpeza entre 15 a 20 dias,”, disse.
Os atendimentos tem sido feitos por um ‘mutirão’, que conta com apoio da Semsur, Secretaria de Obras, Secretaria de Agricultura Familiar, Imam (Instituto do Meio Ambiente), Defesa Civil, Guarda Municipal, sendo que conforme Wellington, o Governo do Estado disponibilizou caminhões para as ações e o Exército disponibilizou mão de obra.
Todo o material recolhido das vias está sendo levado para o Ecoponto de Dourados.
O secretário afirma que está sendo criado um corpo de gerenciamento de crise para direcionamentos diante de problemas registrados após fatores climáticos como este no município.
Ele cita ainda que etapa do Plano de Arborização de Dourados, prevista para ser entregue nesta quarta-feira (10), à administração municipal, deverá servir para apoiar um trabalho preventivo de remoção de árvores já condenadas, antes que venham ventos e derrubem estas, gerando transtornos como aconteceu.
Relembre
Entre as ocorrências de domingo (08), além da queda de diversas árvores em Dourados, foi registrado ainda uma árvore que caiu sobre um veículo e ainda o desabamento de uma construção sobre uma residência e um estabelecimento comercial. Ninguém ficou ferido.