O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de perigo potencial para tempestade em uma faixa territorial que inclui Dourados e outros municípios de Mato Grosso do Sul. O aviso iniciado às 4h desta quinta-feira (3) segue até 22h. 

Entre os riscos potenciais, há possibilidade de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros no dia, ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora e queda de granizo, bem como baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

No dia 26 de novembro, alerta semelhante foi emitido pouco antes da chuva que totalizou 32.2 milímetros durante 2 horas e 40 minutos e das rajadas de vento de 46 quilômetros por hora registradas às 7h25 pela estação agrometeorológica da Embrapa Agropecuária Oeste. 

Naquela data, a prefeita Délia Razuk (sem partido) expediu o Decreto nº 2.968 de 26 de outubro de 2020, por meio do qual declarou situação de emergência em decorrência das fortes chuvas que atingiram o município.

Menos de 15 dias depois, em 8 de novembro, novo temporal atingiu a cidade. Ao Dourados News, o coordenador da Defesa Civil no município, Ademir Marins, revelou ter chovido 9 milímetros e apontou ainda o registro de rajadas de vento localizadas, com velocidade estimada de 60 quilômetros por hora. 

Não houve feridos, mas pelo menos quatro casas foram parcialmente destelhadas e uma família desalojada.

Já o 2º GBM (Grupamento de Bombeiros Militar) informou no dia seguinte que houve 47 solicitações de atendimento feitas pelo telefone de emergência 193. O estrago na cidade foi tão grande que mesmo somando esforços entre equipes de plantão e militares que estavam na folga, a corporação estimou que os trabalhos de remoção das árvores e galhos prosseguiriam “sem previsão de término”.

Fonte: Dourados News