Na manhã desta sexta-feira (04), a Delegacia de Atendimento à Infância, Juventude e Idoso de Dourados (Daiji), sob a titularidade da delegada Andreia Alves Pereira, deflagrou a ‘Operação Vetus’, que visa combater crimes de violência contra idosos.

As investigações duraram 45 dias com objetivo de fazer um levantamento dos crimes praticados contra idosos, principalmente neste período de pandemia. As denúncias foram realizadas a partir do ‘Disk 100’. De acordo com a titular da delegacia, cerca de 40 ordens de serviço serão atendidas.

A Vetus contará com uma força tarefa da Daiji, em conjunto com as delegacias de Dourados, Maracaju, Rio Brilhante. As denúncias serão investigadas e, caso constatada veracidade, será instaurado inquérito policial e encaminhado ao poder judiciário posteriormente.

De acordo com a delegada Andreia, o isolamento social, que é necessário, também gera um resultado negativo ao idoso, principalmente quando há casos de abandono ou maus-tratos, por quem deveria prezar por toda a assistência, seja ela material ou psicológica.

“Eu queria ressaltar diante dessa operação que o isolamento social não é sinônimo de abandono. O idoso, por sua vez, não necessita ficar isolado da sua família, dos seus afetos, do amor, então, é de se considerar, também, a saúde mental do idoso”, enfatizou a delegada.

Fonte: Dourados News