A Secretaria Municipal de Saúde de Dourados admitiu a ocorrência de erros de planejamento nesta primeira semana da campanha de vacinação contra o coronavírus (Covid-19) voltada ao público idoso em situação de não acolhimento. O município segue na primeira fase do Plano Municipal Imunização.
A vacinação deste grupo prioritário – pessoas com mais de 80 anos – tinha previsão de conclusão estipulado para esta sexta-feira (5), de acordo com cronograma divulgado pela assessoria de comunicação social da prefeitura no domingo passado (31/1). Porém, as aplicações das doses tiveram que ser suspensas.
Em entrevista concedida ao vivo em perfil de rede social do Dourados News, o secretário-adjunto de Saúde, Edvan Marcelo Marques, explicou que o cronograma não pode ser cumprido em decorrência da quantidade insuficiente de doses de vacina disponibilizadas pela SES (Secretaria de Estado de Saúde).
“Uma coisa que nos surpreendeu foi a alta adesão desse público. Porque a gente ouvia dizer que esse grupo temia fazer o uso da vacina e não foi isso que aconteceu”, disse o chefe do setor de imunização do município se referindo a aplicação das 700 doses que tiveram estoque antes de quinta-feira (4).
A justificativa vai ao encontro de explicação mencionada pelo secretário municipal de Saúde, Frederico de Oliveira Weissinger. Durante a semana ele afirmou que a procura pela vacina do público acima de 99 anos foi maior do que esperavam os gestores.
A vacinação em Dourados começou no dia 19 de janeiro de 2021 priorizando pessoas idosas em casas de acolhimento, pessoas com deficiência maiores de 18 anos, indígenas residentes na Reserva Indígena Federal e profissionais de saúde que atuam na linha de frente do enfrentamento a pandemia.
Fonte: Dourados News