Dourados pode voltar a ter chuva no decorrer desta semana. Caso as previsões climáticas que indicam essa probabilidade se confirmem, chegará ao fim o período sem chuvas expressivas no município, que perdura há quase um mês. 

Conforme o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, a mais recente precipitação pluviométrica volumosa ocorreu em 17 de março, totalizando 13.5 milímetros no município. Até esta segunda-feira (12), são 25 dias sem chuvas expressivas em Dourados.

No entanto, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada na quarta-feira (14) e na quinta-feira (15). 

Além disso, o CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) aponta possibilidade de chuvas periódicas na sexta-feira (16) e no sábado (17). 

Até agora, abril segue sem chuva em Dourados, apesar da média mensal de 109 milímetros esperada com base nas quatro décadas de monitoramento climático feitas pela Embrapa Agropecuária Oeste. 

A partir dos dados da estação agrometeorológica em atividade desde 1979 no município foi possível constatar que 2021 teve o segundo março mais seco da história recente, com apenas 39.5 milímetros. O mais chuvoso ocorreu em 2013, com 320.6 milímetros, enquanto a maior seca ocorreu em 2005, somente 34.8 milímetros. 

Fonte: Dourados News