Divulgação/Assecom

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) destinou para os hospitais de Dourados quase 30 mil unidades de medicamentos que compõem o chamado kit intubação, utilizado com frequência no atendimento a pacientes da Covid-19 internados em leitos de UTI.

Conforme dados que o Dourados News teve acesso, serão 24.599 itens que devem ser entregues para unidades hospitalares públicas e privadas entre hoje e amanhã (23/4).

As unidades que vão receber os lotes são as chamadas ‘sentinelas’, que são referência ao atendimento de pacientes infectados pelo coronavírus na maior cidade do interior do Estado, que atende também a macrorregião de 33 municípios. 

São elas: Hospital da Vida, Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), UPA, PAM, Hospital Evangélico e Hospital Santa Rita.

A distribuição aos municípios considerou o estoque baseado na planilha das unidades enviadas para a SES em 18 de abril. Ainda conforme as estimativas da secretaria estadual, o recebimento do novo lote deve suprir demanda de 2 a 9 dias, variando individualmente conforme cada tipo de insumo.

Entre os medicamentos distribuídos está o Midazolam, uma sedação da consciência muito utilizada e fundamental para procedimentos e assistência de pacientes de UTI durante a intubação. Esse medicamento tem atualmente oferta reduzida no mercado internacional por conta da alta demanda, situação que impõe dificuldades de compra.

No dia 17, o Governo do Estado recebeu por parte do Ministério da Saúde um lote de 338.130 medicamentos do kit intubação. Desse montante, 207.020 são sedativos, 65.480 relaxantes musculares, 53.000 adjuvantes na sedação e 62.630 analgésicos.

Conforme a assessoria da SES informou ao Dourados News, esse lote de medicamentos supre a demanda por um tempo, mas a situação ainda é crítica com relação a oferta e demanda. 

No dia 14 deste mês, o Dourados News destacou a situação crítica apontada pela direção das unidades de saúde com relação aos estoques do kit intubação (confira clicando aqui).

Para que não falte insumos nas UTIs Covid, médicos já estão ‘improvisando’ outros medicamentos que podem ajudar e tentando poupar os que fazem parte do kit intubação para os casos mais graves. 

Desde o dia 24 de março Dourados tem 100% dos leitos de UTI Covid da rede SUS ocupados diariamente, com fila de espera de pacientes que aguardam uma vaga.

Fonte: Dourados News