Ainda há doses de Astrazeneca disponíveis para primeira aplicação em oito dos 10 postos de saúde indicados pela secretaria municipal de saúde de Dourados no começo desta semana.
São 848 doses disponíveis distribuídas entre as unidades do Altos do Indaiá, Ouro Verde, Parque das Nações I, Quarto Plano, Vila Rosa, Izidro Pedroso, Idelfonso Pedroso e Vila Vieira. As informações são de um levantamento realizado ontem (28) pela administração municipal. Não há mais doses disponíveis, portanto, nas unidades do CSU e Parque do Lago II.
A vacinação com a primeira aplicação permanece até que o estoque se esgote nas unidades. O atendimento é em horário comercial, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Para receber o imunizante, conforme tem sido a prática nesta campanha de vacinação, é necessário apresentar um documento de identificação com foto e um comprovante de residência.
O intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda dose de Astrazeneca é de 90 dias.
O Dourados News questionou a assessoria da prefeitura se ainda há doses desse imunizante para aplicação de segunda dose, que está concentrada no CCI (Centro de Convivência do Idoso) do Jardim Água Boa, ao lado do Jorjão.
No entanto, até a publicação desta matéria, não houve retorno sobre essa questão.
MS recebe nesta quinta-feira lote com quase 70 mil doses
Conforme divulgado pelo governo do Estado, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) recebe nesta quinta-feira (29) mais um lote de vacinas enviado pelo Ministério da Saúde.
No total, são 66.950 imunizantes, sendo 1.200 doses de Coronavac e 65.750 doses de Astrazeneca. Ainda não foi divulgada pela SES o quantitativo de doses que será enviado a cada um dos 79 municípios do Estado.
No entanto, conforme divulgado no início da semana pela secretaria municipal de saúde de Dourados, o município irá priorizar aplicação de segunda dose com a chegada de um novo lote de Coronavac.
Na terça-feira (27) se esgotaram as doses desse tipo de imunizante e já há pessoas com atraso para o recebimento da segunda dose, que deve ser aplicada 15 dias após a primeira. Houve uma grande procura pela vacina e muitas pessoas madrugaram em fila no CCI do Jardim Água Boa (confira aqui).
Quais são os grupos atendidos neste momento pela Secretaria Municipal de Saúde?
Idosos e pessoas com comorbidades:
– Idosos que tenham 60 anos ou mais;
– Pessoas com 55 anos ou mais com doenças imunossupressoras, oncológicos com doença ativa em tratamento, transplantados de órgão sólido ou de medula óssea e renais crônicos, pneumopatias crônicas graves, portadores de doenças cardiovasculares crônicas que tenham sido submetidos a procedimentos operatórios; doença cérebro vascular e cirrose hepática;
– Pessoas com 18 anos ou mais que tenham síndrome de down, obesidade mórbida (IMC), anemia falciforme, coagulopatias hereditárias, pessoas com deficiências permanentes que apresentem limitação motora ou incapacidade, incapacidade de ouvir e enxergar e deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais;
Trabalhadores da Saúde:
– Que tenham 54 anos ou mais que não manipulem fluídos e secreções de pessoas contaminadas ou suspeitas da Covid-19;
– Trabalhadores da saúde com 36 anos ou mais que manipulam fluídos e secreções de pessoas contaminadas;
Fonte: Dourados News