Credito: Divulgação

A coordenadoria de assuntos indígenas realizou uma cerimônia simbólica, na Aldeia Bororó, nesta quinta-feira (29), para passar os veículos da posse da direção anterior para a nossa gestão. Leomar Mariano, o Trovão, assumiu a coordenação da Cead (Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas) na última semana. Dois carros e três tratores foram repassados.

“Primeiro quero ressaltar que esses veículos são para a comunidade.  Nossa meta é fortalecer a agricultura familiar, melhorar as condições de plantio para todos e buscar novas parcerias que possam nos beneficiar”.
Para Trovão, o maior desafio agora é reestruturar a coordenadoria. “Estamos fazendo levantamento de tudo, de todas demandas, dos nossos equipamentos”.

O capitão Gaudêncio Benites participou da entrega e reforçou a importância de um trabalho em conjunto. “Quero agradecer ao prefeito Alan Guedes que atendeu nosso pedido de nomear alguém da nossa comunidade. Vamos trabalhar juntos daqui pra frente”.

A professora Cristiane Machado da Silva também lembrou que é preciso união. “Essa é uma luta coletiva que fazemos ao lado da nossa liderança. Desejamos um bom trabalho ao Leomar e estamos aqui para dar as mãos, sempre.”
 

Coordenadoria

Criada pela prefeitura em 2013, a Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas tem como finalidade ampliar e melhorar o atendimento nas aldeias. A institui parcerias com instituições públicas e privadas visando a formulação de diretrizes e condições para qualificação e quantificação das políticas públicas da prefeitura, além de promover a articulação de ações de assistência social, educacional e saúde e desenvolver projetos com intuito de melhorar a qualidade de vida dos povos indígena.

Em parceria com instituições públicas e privadas, cabe à Coordenadoria a formulação de diretrizes e condições para qualificação e quantificação das ações da prefeitura voltadas às comunidades indígenas. Também é de responsabilidade da Coordenadoria a articulação de ações de assistência social, educacional e de saúde desenvolver projetos para melhorar a qualidade de vida da população indígena. Entre as atribuições da Coordenadoria de Assuntos Indígenas da Prefeitura de Dourados estão analisar e discutir critérios para implementação de atividades econômicas, de infraestrutura e habitacional que gerem impactos ambientais, econômicos e socioculturais sobre as comunidades e terras indígenas, bem como acompanhar obras e serviços de assistência técnica.

Fonte: Dourados News