A cidade portuguesa de Arouca, a cerca de 300 quilômetros de Lisboa, inaugurou a maior passarela suspensa para pedestres do mundo. Batizada como 516 Arouca, o nome não é coincidência, já que a ponte tem nada menos que 516 metros de comprimento e liga dois pontos turísticos do local, a Cascata das Aguieiras e a Garganta do Paiva, ambas são parte de um parque de esportes radicais

A travessia é relativamente rápida e dura cerca de 10 minutos em uma caminhada tranquila, mas não recomendada para quem tem medo de altura, já que a estrutura fica a nada menos que 176 metros do solo. A passarela é sustentada por cabos de aço e duas torres em forma de V com 515,72 metros. 

Objetivo é atrair turistas

Moradores locais foram os primeiros a atravessar a ponte. Crédito: Prefeitura de Arouca/Divulgação

O objetivo da prefeitura de Arouca com a ponte é atrair um maior número de turistas para o Geoparque Arouca. “Esta ponte visa atingir o interesse de diferentes tipos de pessoas: amantes da engenharia, conhecedores da natureza, pessoas que gostam de experiências extremas”, afirmou a autarquia local do município de Arouca, em comunicado divulgado no ano passado. 

A prefeita do município, Margarida Belém, comemorou a inauguração, afirmando que ela será importante para o retorno das atividades turísticas no parque. Os primeiros a caminharem na ponte não reclamaram da experiência. “Aconselho-o fortemente a vir, mesmo que, como eu, você tenha vertigem”, disse Rui Brandão, um morador local que foi um dos primeiros a atravessar a passarela.

Com a inauguração, Portugal toma o posto de dona da passarela mais longa do mundo da Ponte Suspensa Charles Kuonen, na Suíça, que se estende por 500 metros e foi inaugurada em 2017. A estrutura suíça liga os alpes Matterhorn, Weisshorn e Berneses. 

Fonte: Olhar Digital