A Prefeitura de Dourados garantiu atendimento normalizado no plantão da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) após o problema de falta de médicos ocorrido no fim de semana passado, que acabou por redirecionar o atendimento da unidade para o Hospital da Vida.
Conforme divulgado na manhã deste sábado (8) pela assessoria de comunicação, as escalas das equipes de profissionais que atenderão na unidade estão completas e não há necessidade da população procurar atendimento no Hospital da Vida.
As duas unidades de saúde, aliás, prestam atendimentos diferentes. Na UPA o plantão 24 horas de pronto atendimento médico encaminha pacientes para o Hospital da Vida se esses precisarem de assistência para média e alta complexidade.
Caso o profissional médico na UPA avaliar que o paciente precisa de um atendimento que não é realizado na unidade, como uma cirurgia ou exames mais complexos, ele insere a demanda no sistema Core (Central de Regulação do Município). Após isso, conforme as vagas disponíveis e baseado em critérios técnicos, a equipe reguladora libera a vaga para o paciente em questão.
Conforme noticiado pelo Dourados News (confira aqui), no último domingo (2) pacientes foram remanejados da UPA para o Hospital da Vida por falta de médicos plantonistas para atender no período de 19h até às 7h de segunda-feira (3). A suspensão inédita de atendimento na unidade foi reflexo da crise de falta de profissionais para atender na rede pública de saúde de Dourados.
Na última quarta-feira (5), inclusive, a direção técnica da UPA confirmou os problemas para compor as escalas de plantão, principalmente aos finais de semana e revelou ainda o pedido de demissão de oito médicos, por atraso em salários e falta de condições de infraestrutura para atendimento a pacientes (confira aqui).
Fonte: Dourados News