A Prefeitura de Dourados informou neste sábado (22) que 46 pacientes seguem na fila de espera por vaga de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para tratar a infecção pela Covid-19 pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Com a taxa de ocupação em 100% há quase dois meses, o município tem hoje 50 leitos ocupados por pacientes diagnosticados com o novo coronavírus, dois com casos suspeitos e três para tratamento posterior à doença.
Já nas UTI’s da rede pública para outros problemas de saúde não relacionados à pandemia, a taxa de ocupação está em 82%.
Na sexta-feira (21), o número de pacientes diagnosticados com a Covid-19 na fila de espera por tratamento intensivo pela rede pública de saúde bateu recorde e chegou a 50 e nesta manhã a prefeitura informou ao Dourados News, através da assessoria de comunicação social, que prepara um plano estratégico de urgência para tentar resolver o problema.
Sem dar mais detalhes, garantiu que a iniciativa será focada em um primeiro momento para tentar resolver a questão da fila especificamente, mas ainda passa por ajustes e deve ser divulgada oficialmente entre segunda (24) e terça-feira (25).
Também na manhã de hoje, quando atualizou a situação dos 30.447 casos confirmados de Covid-19 no município, a prefeitura detalhou que há 157 pessoas hospitalizadas, das quais 80 em enfermarias (44 públicas e 36 privadas) e 77 em leitos de UTI (52 pelo SUS e 25 pela rede privada).
Fonte: Dourados News