Credito: Hedio Fazan/Dourados News

Mesmo com dez leitos vagos e o recuo das taxas de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) nas semanas recentes, as alas hospitalares do sistema de saúde em Dourados – direcionadas ao tratamento de pacientes em estado grave – seguem trabalhando próximo do limite.

Boletim diário divulgado na noite de quinta-feira (1/7) pela prefeitura de Dourados revela que a taxa de ocupação em UTI Covid está na casa de 84%. 

A porcentagem representa 48 pacientes internados com Covid em período de risco de transmissão da doença; um paciente como suspeito, aguardando resultado de teste em laboratório; e cinco pessoas internadas em UTI classificadas como pós-Covid, ou seja, que já completou o período considerado de risco potencial de transmissão do vírus. 

Já a taxa de UTI geral caiu de 100% na quarta-feira (30/6) para 91% nas estatísticas de ontem (1/7). Esta porcentagem representa 31 pacientes em alas de UTI direcionadas ao tratamento de pessoas em estado de saúde considerado grave, mas que não foram diagnosticadas com o coronavírus. 

Taxa de ocupação de leitos de UTI no dia 1º de julho de 2021 – (Crédito: Prefeitura de Dourados)

Flexibilização 

Entra em vigor hoje (2/7) o novo decreto municipal, de número 470, publicado ontem (1/7) em edição do Diário Oficial do Município. A medida praticamente prorroga as determinações que já estavam vigentes em Dourados, porém, libera a prática de esportes coletivos amadores e altera o horário de toque de recolher. 

Assim, conforme já noticiado no Dourados News, a partir desta sexta-feira fica definido o toque de recolher de 22h até às 5h do dia seguinte. 

Outras medidas como a proibição na comercialização de bebidas alcoólicas a partir das 21 horas e o horário permitido para delivery de alimentos até as 23h permanecem listadas neste novo decreto vigente até a próxima quinta-feira (8/7). 

Fonte: Dourados News