Um acidente sem gravidade que envolveu um Tesla Model X na cidade de Austin, no Texas, fez o corpo de bombeiros gastar muita água para apagar um incêndio. Nesta história, parece que nada estava certo, já que quem estava dirigindo o EV era uma menor de idade e, ainda por cima, ele estava embriagado. O carro bateu em uma placa de trânsito, que atingiu uma bomba de gasolina.

Felizmente, o acidente foi mais, digamos, gráfico, do que propriamente grave, já que ninguém no posto de gasolina saiu ferido e o motorista, mesmo bêbado, conseguiu sair do Tesla antes que ele pegasse fogo. Por sorte, o suprimento de gasolina do posto não foi atingido, mas, surpreendentemente, os bombeiros levaram um tempo considerável para apagar o fogo das baterias do veículo.

Haja água

De acordo com a rede de TV local CBS Austin, o corpo de bombeiros local precisou usar pelo menos 40 vezes a quantidade de água que é usada para apagar um incêndio em um veículo à combustão para conseguirem extinguir o incêndio do Tesla Model X. Segundo o chefe dos bombeiros de Austin, Thayer Smith, a maior quantidade de água e a demora para apagar as chamas é algo esperado.

De acordo com ele, uma vez que um carro elétrico começa a pegar fogo, é muito mais difícil de apagar do que em um carro a combustão. O bombeiro defende que as chamas vão sumir, aparentemente, mas elas acendem novamente assim que o processo de jogar água contra as chamas é interrompido, ou seja, pode parecer que o fogo apagou, mas ele reacende consecutivas vezes.

40 vezes mais água

Imagens de um incêndio que atingiu um carro da Tesla em Austin
Incêndios em carros da Tesla exigem até 40 vezes mais água para serem apagados na comparação com carros a combustão. Crédito: CBS Austin

Um carro a combustão, exige entre 500 e 1.000 galões de água para que um incêndio seja apagado, enquanto isso, um carro da Tesla, como o Model X, pode requerer entre 30.000 e 40.000 galões de água, isso chutando baixo, para apagar o fogo da bateria assim que ele começar a fluir, como foi o caso do acidente em Austin.

Mas não são apenas os carros da Tesla que dão trabalho e gastam água quando pegam fogo. Há algumas semanas, uma estação de energia movida por baterias da Tesla na Austrália pegou fogo e exigiu bastante dos bombeiros. Foram necessários nada menos do que 150 homens e quatro dias de trabalho para apagar o incêndio.

Fonte: Olhar Digital