A noite de terça-feira (09) foi marcada por protestos dos servidores da Funsaud no Hospital da Vida. A principal reinvindicação da categoria é contra o atraso do pagamento e a falta de materiais básicos para atender a população.

Um outro protesto, porém com a mesma pauta, foi realizado mês passado por servidores da enfermagem, agentes comunitários de saúde e de combate a endemias no pátio da prefeitura de Dourados.

A pauta de reivindicação consta melhores condições de trabalho, repasse do Previne Brasil e projeto de Lei Incentivo Federal.

Os profissionais da enfermagem ainda cobram melhores condições de trabalho na UPA e no Hospital da Vida. As unidades carecem de materiais de trabalho, prejudicando a qualidade de atendimento aos pacientes.

Não é de hoje que as categorias fazem reivindicações à prefeitura. Eles questionam a falta de diálogo e de promessas não cumpridas. Os problemas se arrastam há anos.

A vereadora Lia Nogueira (PP) presidente interina da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores disse que vai reunir nesta quarta-feira (09) os demais membros da comissão para discutir o assunto e encaminhar o caso para a prefeitura e a FUNSAUD.

Os funcionários da UPA escreveram uma carta aberta, onde relatam o descaso da prefeitura com a saúde pública. Veja:

CARTA ABERTA FUNCIONARIOS DA UPA/ DOURADOS

Hoje viemos através deste instrumento CONCORDAR COM VOCES USUARIOS, QUE TANTO RECLAMAM DO ATENDIMENTO DE URGENCIA E EMERGENCIA, até porque sendo o único local publico À ATENDER URGENCIAS de porta aberta, TERIAMOS QUE MELHORAR SEM DUVIDA, mas como isso é possível se a população CRESCE e os locais de atendimentos diminuem ? lembram que tínhamos apoio de outras unidades de saúde até as 22:00h? Como melhorar se não temos treinamentos ou REAJUSTE SALARIAL A ANOS, COMO TRAZER  NOVOS E COMPETENTES PROFISSIONAIS, alias TODOS OS DIAS ele pedem demissão, porque precisamos valorizar nosso trabalho e levar o sustento para nossa família assim como vocês. Como cumprir nosso trabalho com EFICIENCIA  COMO OCORREU NO TRANSPORTE DE PACIENTES COM COVID, E NÃO RECEBERMOS NOSSOS VALORES ACORDADOS?

  Estamos todos no mesmo BARCO, a contribuição de cada um DE VOCÊS daria sim para termos remuneração justa; TERMOS INSUMOS NA REDE BASICA; TERMOS PROFISSIONAIS CAPACITADOS; TRABALHARMOS EM TURNOS ACEITAVEIS PARA PODERMOS DESCANSAR, ESTUDAR, ESTIMULAR OUTRAS PESSOAS Á VIREM TRABALHAR NA UPA , mas hoje nossos familiares e pessoas próximas e até usuários nos desestimulam TODOS os dias por que , para quem não tem conhecimento nosso salario é o MENOR DE TODA GRANDE DOURADOS.

  REFLITAM CONOSCO É JUSTO PARA QUEM? JÁ QUE NOSSA UPA DEIXA DE GANHAR VERBAS FEDERAIS POR FALTA DE CREDENCIAMENTO , sim esta descredenciada a anos , por isso como acabar com dividas ou melhorar seja o que for em um ADMINISTRAÇÃO QUE NÃO TEM A ÉTICA DE NOS AVISAR QUE NOSSO MISERO SALARIO NÃO ESTARÁ NA NOSSA CONTA NO QUINTO DIA UTIL.      Pedimos a população apoio, para que possamos melhorar a SAÚDE DO NOSSO MUNICIPIO , para que  vocês possam ser atendidos próximos a casa de vocês, e refenciados à URGENCIA QUANDO DE FATO  FOR O CASO, não porque o medico esta de férias, o posto de saúde não tem insumos, .SOMOS TODOS MORADORES , USUARIOS, TRABALHADORES, E PRECISAMOS DE VALORIZAÇÃO JUSTA. POR FAVOR, NOS AJUDEM A MELHORAR. AGRADECEMOS.  

Fonte: Dourados Agora