O bilionário Elon Musk sugere que o especialista em criptomoedas Nick Szabo pode ser Satoshi Nakamoto, o misterioso criador do bitcoin, a moeda digital mais valiosa e popular do planeta.
Em entrevista ao podcast de Lex Fridman, um pesquisador de inteligência artificial, o CEO da Tesla comentou o seguinte quando foi questionado sobre a verdadeira identidade de Nakamoto: “Você pode observar a evolução das ideias antes do lançamento do bitcoin e ver quem escreveu sobre elas”.
Musk também aponta que algumas teorias de Szabo, inclusive, podem ter servido como fundamento para a criação da criptomoeda. “Nick Szabo é provavelmente, mais do que ninguém, o responsável pela evolução dessas ideias”, disse. “Ele afirma não ser Nakamoto, mas não tenho certeza”, acrescentou o executivo.
Para tentar resolver o dilema de vez, uma equipe de pesquisadores linguísticos chegou a estudar o documento oficial (white paper) que descreve o bitcoin em 2014 e comparou com a escrita de Szabo e de outros 10 possíveis criadores do ativo digital. O resultado, segundo os especialistas, é quase indiscutível.
“O número de semelhanças linguísticas entre a escrita de Szabo e o white paper do bitcoin é impressionante”, disseram. “Nenhum dos outros possíveis autores se equipara tão bem”.
Quem também reforçou a ideia em 2015 foi o The New York Times. Uma publicação do portal de notícias norte-americano também apontou Szabo como o criador do bitcoin. Em resposta, ele negou as alegações de que é o inventor anônimo por trás da moeda digital.
Outro fato que liga o nome de Szabo ao bitcoin, além de já ter falado publicamente sobre a história do criptoativo e da tecnologia de blockchain, foi a criação de outra moeda digital descentralizada ainda em 1998, o “bit gold”, que alguns indicam como o precursor da arquitetura do bitcoin.
Imagem principal: vasilis asvestas/Shutterstock
Fonte: Olhar Digital