A prefeitura de Dourados recebe nesta segunda-feira (14), às 13h, o Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados), para uma reunião a respeito da negociação salarial dos profissionais da Reme (Rede Municipal de Ensino). Nesta manhã, os professores da Reme de Dourados decidirem manter a greve, mesmo após decisão judicial contrária a paralisação.
A agenda, que já estava marcada para esta terça-feira (15), foi antecipada para atender a categoria. Os professores decidiram em assembleia geral iniciar hoje o movimento grevista. Com isso, em algumas escolas, não houve aulas e outras funcionaram parcialmente já que muitos alunos não compareceram.
O Secretário de Governo e Gestão Estratégica, Henrique Sartori, ressaltou que as negociações estão em andamento e que o objetivo é receber os representantes hoje para que a situação seja sanada. “A greve nos pegou de surpresa, pois tínhamos reuniões agendadas para os próximos dias. Vamos continuar negociando e, com certeza, faremos o melhor para os alunos, pais e também professores”, disse.
A greve em Dourados foi considerada ilegal pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Despacho da tarde de sábado (12), assinado pelo desembargador Sérgio Fernando Martins, prevê ainda multa de R$ 50 mil para cada dia de descumprimento da decisão.
A categoria cobra do município o pagamento do novo piso nacional da categoria, autorizado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) este ano. A portaria que estabelece o novo valor do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica prevê que o piso da categoria para 2022 será de R$ 3.845,63.