Ex-banqueiro e empresário internacionalmente reconhecido, Moreira afirmou estar muito feliz pela possibilidade de alguém do interior de MS chegar ao Senado, referindo-se ao pré-candidato pelo Partido dos Trabalhadores

O professor e advogado Tiago Botelho, pré-candidato ao Senado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) de Mato Grosso do Sul, vem recebendo relevantes manifestações de apoio ao recente anúncio de sua empreitada rumo ao Congresso Nacional. Na tarde desta quarta-feira (16/03), um nome de peso da área econômica nacional se juntou ao grupo que já tem o docente como forte concorrente a uma cadeira na Casa de Leis.

Economista e empresário internacionalmente reconhecido, Eduardo Moreira publicou vídeo em suas redes sociaisdeclarando seu apoio ao professor de Dourados/MS. Ele afirmou estar muito feliz em saber do projeto que pode levar ao Senado um jovem docente do interior do estado. “Mato Grosso do Sul, apesar de rico, não garante oportunidades e possibilidades para todas as pessoas e para todo o estado”, disse o fundador do Instituto Conhecimento Liberta.

Para o empresário, “é importante ter uma candidatura que venha do interior, uma candidatura de alguém que estejaacostumado a conversar com aqueles e com aquelas que sofrem as desigualdades e que tenha uma interlocução com todos os setores da sociedade”. Eduardo definiuBotelho como um super professor, pessoa justa, honesta e humana. Por fim, anunciou que fará campanha para o docente.

Confira o vídeo: https://www.instagram.com/p/CbNGNGuuEf7/.

TRAJETÓRIA

Tiago Botelho e Eduardo Moreira se conheceram em 2021, quando o economista foi atacado por lideranças políticas de Mato Grosso do Sul ao afirmar que, em Dourados, os povos indígenas passam fome e reviram lixo. Na oportunidade, o professor Tiago, que também é advogado e presidia a Comissão e Direitos Humanos da OAB – Subseção Dourados/Itaporã, entrou em defesa dos povos indígenas e do economista e conseguiu reverter a polêmica criada.  

Tamanha foi a relevância da atuação de Botelho desde então, que em seu mais recente livro, “Travessia”,Eduardo Moreira o cita e afirma que o professor “foi o fiel da balança. Depois que ele entrou no jogo, a balança passou a pender definitivamente para o nosso lado”. 

O caso repercutiu tanto, que Botelho e Eduardo conseguiram mobilizar esforços financeiros, por meio de uma “vaquinha” on-line que, em seguida, deu origem ao Projeto Ânimo, iniciativa que vem desenvolvendo ações de segurança e de soberania alimentar em áreas indígenas de Dourados. 

O professor, por sua vez, contou que se sente muito feliz pelo apoio de Eduardo Moreira. “Eduardo, para além de ser um dos maiores economistas do Brasil, é uma das pessoas mais generosas e humanas que conheço. É apessoa certa para estar na linha de frente da discussão econômica da próxima gestão presidencial”, pontuou.

Assim como fez Moreira, outras centenas de pessoas têm enviado declarações de apoio ao pré-candidato, entusiastas tanto de Mato Grosso do Sul, como de outros estados do País e de fora dele. “Venho recebendo muitas mensagens de pessoas que querem projetos novos, que as incluam. As pessoas estão cansadas de políticos que transformam os espaços de poder em projetos de poder e se revezam de eleição em eleição”. Por fim, deixo um recado aos jovensde MS: “entrem na política, se filiem aos partidos políticos e coloquem seus nomes à disposição dos cargos eletivos. Precisamos ocupar a política já em 2022”.

SAIBA MAIS SOBRE EDUARDO MOREIRA

Eduardo Moreira é formado em Engenharia pela PUC-RJ e estudou Economia na Universidade da Califórnia de San Diego (UCSD), sendo eleito o melhor aluno do curso dos últimos 15 anos.

Em 2009, junto a outros sócios, fundou a empresa Brasil Plural e criou a Genial Investimentos. Em 2013, Eduardo foi eleito pela revista Época Negócios um dos 40 brasileiros de maior sucesso com menos de 40 anos. Em 2016, foi eleito um dos três melhores economistas do Brasil.

Escreveu dez livros, entre eles o best-seller “Encantadores de Vidas”, que atingiu o primeiro lugar em todas as listas de mais vendidos do Brasil. Também foi colunista da revista Exame. 

Em 2012, foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela Rainha Elizabeth II, em Londres. Em 2020, junto com Jessé Souza, fundou o Instituto Conhecimento Liberta.Além disso, Eduardo é figura importante das redes sociais, principalmente em seu canal na plataforma YouTube, em que fala sobre economia e política de forma saudável.

Fonte: Dourados Agora