A 99 lança nesta terça-feira (15) uma extensão de sua iniciativa para financiar kits de gás natural (GNV) para motoristas do aplicativo. A ideia teve inicio em novembro em São Paulo e nesta semana chega a Belo Horizonte. A novidade vem na esteira do lançamento do driverLAB, uma área da 99 que vai experimentar ideias para melhorar os ganhos e a qualidade de vida dos condutores.

A empresa não nega, porém, que apostar primeiramente nos kits de gás natural tem a ver com o momento econômico atual do país, com seguidos aumentos no valor do litro dos combustíveis. Como o GNV é mais barato que a gasolina, muitos motoristas instalam os equipamentos de conversão para abastecer com gás em em seus carros. A ideia da 99 é mitigar os danos no orçamento causado pelo preço dos demais combustíveis.

Pelo programa, a companhia arca com os custos da instalação do “kit gás” e o motorista paga mensalmente por seu uso, ao custo de R$ 329. No entanto, se atingir no mínimo 400 corridas mensais por 36 meses, em um prazo máximo de 40 meses, o motorista fica com o equipamento. Não conseguindo isso, é preciso pagar a parcela como um aluguel; ou seja, o kit fica com ele enquanto quiser pagar por isso. Além disso, se quiser reverter a conversão, pode fazê-lo depois de seis meses sem custos. “A mecânica não é transformar isso em um negócio [para a 99], mas garantir o motorista engajado na plataforma”, diz Thiago Hipólito, diretor sênior de operações da 99.

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Thiago Hipólito, diretor de operações da 99 (Imagem: Divulgação/99)

A empresa reitera que o plano ainda é piloto e poderá ser refeito de acordo com a resposta e adesão dos motoristas nos próximos dois meses. Hipólito diz que a iniciativa será estendida a todos os condutores se o feedback for positivo. Nesta primeira fase, testarão o kit gás cerca de 300 motoristas. A 99 estima que a economia média para o motorista, com a troca de combustível, é entre R$ 1.000 a R$ 1.500 por mês. Financeiras e locadoras de carros serão parceiras na empreitada.

Mesmo com os constantes aumentos nos combustíveis e o clima de instabilidade nas commodities por causa da guerra da Rússia com a Ucrânia, a empresa acredita que a proposta vai vingar a longo prazo. “A gasolina subiu mais que o gás. Não estamos vendo tendências que possam mudar isso”, diz Hipólito.

A companhia estuda outras iniciativas no driverLAB. Uma delas já está em testes também em Belo Horizonte: uma plataforma de marketplace chamada 99Loc, no qual donos de carros e empresas de locação poderão negociar o aluguel deles para motoristas do app. A outra, ainda no rascunho, é criar um grande serviço de seguros para carros dos condutores, com valores menores que os do mercado.