Por Michelle Nichols
NAÇÕES UNIDAS (Reuters) – Os Estados Unidos pressionarão o Conselho de Segurança da ONU a “atualizar e reforçar” sanções internacionais contra a Coreia do Norte pelas suas “provocações cada vez mais perigosas”, afirmou a embaixadora dos EUA na Organização das Nações Unidas, Linda Thomas-Greenfield, nesta sexta-feira.
Ela fez o anúncio durante uma reunião dos 15 membros do conselho para discutir a mais recente série de lançamentos de mísseis por Pyongyang este ano. A Coreia do Norte lançou o que chamou de novo míssil balístico intercontinental (ICBM, na sigla em inglês) na quinta-feira.
Testes nucleares e lançamentos de mísseis balísticos pela Coreia do Norte são proibidos pelo Conselho de Segurança há muito tempo. Pyongyang é alvo de sanções da ONU desde 2006, que foram fortalecidas pelo Conselho de Segurança ao longo dos anos.
“Agora não é a hora de acabar com nossas sanções, agora é a hora de fortalecê-las”, disse Thomas-Greenfield. “Oferecer alívio de sanções, sem progresso diplomático substancial, apenas canalizaria maias receitas para o regime e aceleraria a realização dos seus objetivos de armas balísticas e de destruição em massa.”
China e Rússia, aliadas da Coreia do Norte, devem se opor a esse tipo de medida. Ao contrário, faz tempo que defendem um alívio de sanções da ONU para melhorar a situação humanitária da Coreia do Norte e encorajar Pyongyang a retomar negociações pela desnuclearização com os EUA e outros países.
“Nenhum lado deveria tomar qualquer ação que leve a tensões maiores”, disse o embaixador da China na ONU, Zhang Jun, ao conselho nesta sexta-feira. “Os EUA não podem continuar a rechaçar as demandas justificadas da RPDC (República Popular Democrática da Coreia). Deveriam oferecer uma proposta atrativa para pavimentar o caminho para uma retomada precoce de diálogo.”
(Reportagem de Michelle Nichols)
Saiba mais
+ Dona do ‘maior bumbum do Brasil’ é assediada na rua
+ Vídeo: Idosa morre após ter braço arrancado durante assalto nos EUA
+ Vídeo: Jovem aponta arma para cabeça de aluna durante briga em porta de escola
+ Vídeo: Queda de avião na China é capturada por câmera de segurança
+ DF: Esposa de personal que agrediu morador de rua afirma: ‘Vi a imagem de Deus’
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ O que ocorre no cérebro quando morremos? Cientistas já têm uma resposta
+ ‘Pedra da morte’ do Japão se parte depois de quase mil anos
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP
+ Ômicron: Sintoma inesperado da infecção em crianças preocupa equipes médicas
+ Vendedores do Mercadão de SP ameaçam clientes com golpe da fruta
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua