Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) registrou 31 mil inscrições e 244 mil acessos de moradores no CNH MS Social nas primeiras 24 horas da abertura do programa que irá oferecer apenas cinco mil habilitações de categoria A, B e AB totalmente gratuitas. Embora o grande número de solicitações, haverá critérios de desempate entre os candidatos.

O cadastro foi aberto às 8h de quinta-feira (31) e segue disponível até o dia 6 de abril, exclusivamente no site do departamento. “É quase certo que vamos abrir mais vagas em uma outra edição, e assim beneficiar mais gente. Essa grande procura só demonstra o alcance social do programa”, disse o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade.

Vale lembrar que os inscritos devem ficar atentos ao e-mail que cadastrou no processo, verificando caixa de saída, lixeira e spam. A orientação é imprimir o comprovante de inscrição após conclusão da inscrição.

“Fiquem atentos aos golpes. O Detran-MS não vai cobrar nenhuma taxa pelo programa e também não irá fazer contato direto com os candidatos, tudo será comunicado através do portal do Detran-MS, as comunicações recebidas por e-mail devem ser verificadas no portal”, alerta a diretora de Educação para o Trânsito, Elijane Coelho.

Ao todo, serão 1.180 vagas para categoria A, 1.000 vagas para B, 2.570 vagas para categoria AB e 250 vagas para PcD. As vagas também serão separadas por município e região, sendo 1.650 para Campo Grande, 800 para Dourados e região, 300 para Naviraí e região, 300 para Três Lagoas e região, 300 para Ponta Porã e região, 250 para Paranaíba e região, 250 para municípios da região da Capital, 250 para Corumbá e Ladário, 250 para Nova Andradina e região, 250 para Aquidauana e região, 200 para Jardim e região e 200 para Coxim e região.

Quem pode participar?

Para ter acesso ao benefício, o interessado precisa preencher alguns requisitos como estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal antes de 19 de fevereiro de 2022 e possuir renda per capita de até meio salário mínimo ou renda total de até dois salários mínimos, saber ler e escrever. Também se faz necessário que o cidadão more em Mato Grosso do Sul há pelo menos dois anos.

Perdem direito ao benefício pessoas que cometeram crime na condução de veículos, tenham CNH ou permissão para dirigir cassada, tenham processo RENACH aberto ou forneçam dados incorretos no ato da inscrição.

Após a inscrição, o Detran-MS terá o prazo de 30 dias para publicação da relação de candidatos aptos a serem atendidos pelo programa, ou seja, que atendem aos critérios, separados por região, categoria de habilitação e classificados.

O departamento irá usar critérios de desempate como idade, menor renda, maior número de integrantes na família, data e hora de inscrição. Aplicados os critérios de desempate, será feito sorteio entre os beneficiários que permanecerem empatados.

Clique aqui para se inscrever.

Fonte: midiamax