“Operação Ferro Velho”, prendeu três e apreendeu diversos materiais furtados como fios de cobre e ferros. Entre os materiais apreendidos, estão dez grelhas de bueiros, sendo que, cinco delas, são da obra Reviva Centro, em Campo Grande. Autoridades de segurança informam que este tipo de crime vem ocorrendo com muita frequência nos últimos meses e anos, pelo fato de haver quem compre.

O que antes mais parecia ser um furto corriqueiro, na sua maioria, realizado para a utilização de drogas, agora está presente, até mais de três vezes, em cada plantão policial de delegacias da Capital.

Ao todo, quatro locais de compra de ferros-velhos foram fiscalizados. Dois na região do Bairro Amambai, um no Cabreúva e outro na Vila Nossa Senhora das Gracas. Dentre todos os materiais apreendidos, havia 10 grelhas de bueiros, sendo que 5, são do Reviva Centro.

Dois dos conduzidos à delegacia são reincidentes, pois já tinham sido flagrados, no último dia 27 de março, em outra operação do mesmo tipo, na qual quatro foram levados à delegacia pela receptação de fios furtados.

Quando os autores são interrogados na delegacia, em sua maioria usuários de drogas, a resposta é sempre a mesma: alimentar o vício. A informação é tanto da PM (Polícia Militar) e a PC (Polícia Civil), mais especificamente o GOI (Grupo de Operações e Investigações) que, diariamente, está circulando pelas ruas de Campo Grande.

Ao Jornal Midiamax o tenente Carlos Roa, do 1° BPM (Batalhão da Polícia Militar), que atua na área central, deu como exemplo, a de quatro pessoas em uma mesma noite e consequente madrugada do último dia 27, na qual quatro homens foram levados para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Centro.

“Nós estávamos fazendo rondas e verificamos que o furto de fios tinha ocorrido em um escritório de advocacia. Três homens estavam com os fios, além de uma carrinho de mão e escada. Um deles, inclusive, tinha sido preso na sexta-feira (25) e saiu na audiência de custódia. Eles já estavam na praça Aquidauana quando foram flagrados”, afirmou o tenente.

Operação Ferro-Velho anterior

Anteriormente, no dia 18 de março, Operação Ferro Velho vistoriou 5 pontos de compra e venda dos materiais recicláveis. Na data, proprietário de 68 anos de ferro-velho no Bairro Amambai, acabou autuado por receptação, já que no local foram encontrados uma motosserra parcialmente desmontada e 6 quilos de fios de cobre. O material não tinha procedência confirmada.

Ele disse à polícia, que um usuário de drogas teria passado momentos antes tentando vender o material, mas ele não aceitou. Outro local, também no Bairro Amambai, foi lacrado nesta operação. No local foram encontrados 24,8 quilos de fios de cobre, em sacos de lixo, também sem procedência.

Participaram da ação, a GCM (Guarda Civil Metropolitana), (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Vigilância Sanitária e (Secretaria Municipal De Infraestrutura E Serviços Públicos).

Quatro estabelecimentos foram fiscalizados (Foto: divulgação)

GCG e outros órgãos municipais fizeram a operação (Foto: divulgação)