Credito: Divulgação

O prefeito Alan Guedes (PP) acredita que Dourados pode ter um ramal da Nova Ferroeste para atender a demanda logística da cidade. A afirmação ocorreu durante audiência pública que discutiu a viabilização da estrada de ferro na noite de segunda-feira (16/5), no Tatersal do Sindicato Rural, durante a 56ª Expoagro.

“A Ferroeste é muito tempo aguardada pela sociedade sul-mato-grossense. Esse é mais um passo rumo a consolidação desse projeto que é tão importante para Dourados e para a toda a região sul do estado. A nossa cidade tem uma característica muito positiva, que é uma grande produtora desse interposto, estamos entre Caarapó e Maracaju, que pelo projeto é onde ocorrerão o transbordo de mercadorias, mas nós estamos muito preparados para entrar também nessa disputa”, disse.

Essa foi a primeira de sete audiências públicas para apresentar os resultados do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da Nova Ferroeste e contou com a presença dos técnicos envolvidos no projeto com a sociedade.

A Nova Ferroeste tem como ponto de partida Maracaju, passa por Dourados finaliza no Porto de Paranaguá, no litoral paranaense.

“Dourados é um entroncamento logístico importantíssimo para rota bioceânica e tem visibilidade estratégica junto ao ambiente de negócio que também será fortalecido. Estamos trabalhando, conversando com alguns operadores de logística para entender quais são os critérios que ajudarão a ter um terminal. Então, por isso que nós estamos muito confiantes que Dourado pode ter sim”, pontuou.

Além de Dourados, outras audiências ocorrem no Paraná nas cidadesa de Guaíra (18/5), Cascavel (19/5), Paranaguá (23/5), São José dos Pinhais (24/5), Guarapuava (26/5) e Irati (27/5).