Mato Grosso do Sul descartou mais seis suspeitas de coronavírus, conforme o boletim epidemiológico divulgado na tarde desta quinta-feira (5/3) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde).
Agora são cinco os casos investigados no Estado, todos em Campo Grande. O número de notificações continua o mesmo, 22.
De acordo com a vigilância epidemiológica, dos 11 que eram apurados ontem, seis tiveram a contraprova no Instituto Adolfo Lutz, laboratório referência no país, apresentada como negativas, incluindo o rapaz de Ponta Porã, primeiro a ser observado após desembarcar no Brasil com sintomas da doença ao passar pela Tailândia e China.
Já os casos ainda analisados são de pacientes que estiveram na Itália – quatro deles – e na Coréia do Sul.
No Brasil, oito casos da doença foram confirmados, segundo o Ministério da Saúde. O mais recente, trata-se de uma mulher de 37 anos, moradora no Espírito Santo.
Outros seis em São Paulo e um no Rio de Janeiro completam a lista.
Sintomas
De acordo com a nota técnica divulgada pela SES com base no Ministério da Saúde, são três situações tratadas como possíveis sintomas da doença.
Na primeira, a existência de febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros), além de histórico de viagem para área com transmissão local nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.
Já na outra, febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros), com contato próximo de caso suspeito para o coronavírus também duas semanas antes do aparecimento dos sintomas.
Por fim, além de todas as especificações acima, é analisado se houve contato próximo a quem teve diagnóstico confirmado em laboratório.