• Redação 94 FM

Reprodução
Reprodução

Imagens raras de cachorros-vinagre foram capturadas em florestas plantadas de eucalipto na Fazenda São Francisco, na cidade de Inocência, durante monitoramento de rotina feita por um funcionário da Eldorado Brasil Celulose. 

Os animais foram flagrados por Rodrigo Fernando de Souza Rosa, usando um telefone celular. “Na hora em que cheguei, havia o casal e mais três filhotes. Os pais estavam mais afastados, observando os filhotes; depois, voltaram para perto e foram juntos embora”, relata Rodrigo.

“Perguntei para os amigos e ninguém conhecia aquele animal”, disse, O fato é que a atitude de filmar os animais gerou imagens muito difíceis de se conseguir.

O cachorro-vinagre é uma espécie considerada “quase ameaçada” pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).

Porém, no Brasil, a espécie é considerada como “vulnerável” pela lista nacional oficial de espécies da fauna ameaçadas de extinção do Ministério do Meio Ambiente (MMA). “Se olharmos para o Cerrado, a espécie é ainda mais ameaçada: pode ser extinta em até 100 anos, devido à redução das populações nesse bioma, ocasionada por doenças transmitidas por cães domésticos e a caça”, explica o ecólogo Elson Fernandes de Lima, mastozoólogo e gerente de projetos da Casa da Floresta, empresa especializada em monitoramentos de fauna e flora.

“Todo material recolhido passa a compor um banco de dados que nos permite avaliar e conservar a população de espécies existentes em nossa região”, afirma Fábio de Paula, gerente de Sustentabilidade da Eldorado Brasil Celulose.

Sobre o cachorro-vinagre

Os cachorros-vinagre são animais sociáveis e vivem em grupo de dois até seis indivíduos, sendo que os adultos têm pelo longo castanho-amarelado.

Os mais jovens, no entanto, têm pelo preto sobre todo o corpo. Os adultos têm comprimento entre 57 e 75 centímetros e pesam, em média, de 5 a 8 quilos. Suas pernas são curtas, assim como o focinho. As orelhas são relativamente pequenas, e o animal conta com garras afiadas, maiores do que as de cães domésticos do mesmo porte.

O cachorro-vinagre é, em geral, carnívoro e caça, na maior parte das vezes, tatus e grandes roedores, como pacas e cutias. Também se alimenta de ratos, coelhos, gambás, quatis, lagartos teiús, cobras e aves terrestres. Caça em grupos pequenos e médios, sendo essa uma estratégia vantajosa, já que se trata de um animal pequeno. Ao caçar em bandos, consegue matar presas maiores, como capivaras, emas, veados e catetos, empregando uma variedade de estratégias de caça cooperativa. O cachorro-vinagre ataca as pernas de animais grandes até derrubá-los e consegue perseguir suas presas mesmo em águas profundas.