Nesta sexta-feira (20), o Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Dourados (Sindicom) e o Sindicato dos Empregados do Comércio de Dourados (Secod) divulgou recomendação para a categoria, elaborada  pela direção dos sindicatos, juntamente com uma comissão de empresários.

A medida visa implementar ações de prevenção contra o coronavírus para serem adotadas pelos trabalhadores e empregadores do comércio de Dourados. A partir de agora, devem ser disponibilizados material de higienização para os funcionários e também para os clientes. Além de material informativo sobre como utilizar e o descarte correto.

De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus pode ficar em objetos ou superfícies por horas, por isso a necessidade da higienização correta dos locais com fluxo de indivíduos. A comissão também alerta para as regras de etiqueta respiratória e a distância que deve ser mantida entre as pessoas num mesmo ambiente, além disso, “evitar reuniões em que ocorra contato de proximidade entre os participantes, podendo ser realizadas via internet”.

Em reunião na quarta-feira (18), no Sindicom, foi destacada a necessidade de alterar a carga de horária dos comércios ou a rotatividade de equipes.

Desse modo, a comissão encaminhou um documento para as autoridades municipais com sugestão de horário de funcionamento do comércio durante o período da pandemia do coronavírus e aguarda posicionamento.

A princípio, os representantes da categoria orientam empregadores que evitem extrapolar a jornada diária de trabalho com promoções ou qualquer outro cunho comercial, que propicie aglomerações. Ainda, se possível, o recomendado é diminuir a carga horária, ocupando o menor número de empregados em cada turno.

 Medidas preventivas contra o coronavírus

– Lave regularmente as mãos com água e sabão ou higienize-as com álcool 70%;
–  Mantenha uma distância de, pelo menos, dois metros de uma pessoa que esteja tossindo ou espirrando;
– Evite tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com o antebraço ou com um lenço de papel, que deve ser descartado logo em seguida;
– Manter ambientes ventilados e evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal.

Fonte: Dourados News