Está chegando a hora! No domingo (09/10), milhares de pessoas vão colorir as ruas e avenidas de Campo Grande para a primeira edição da Corrida do Pantanal, um presente do Sesi e da TV Morena para a população de Mato Grosso do Sul em comemoração aos 45 anos do Estado. O evento sucede o legado da tradicional Volta das Nações e reúne corredores de rua amadores e profissionais para uma verdadeira celebração ao esporte. Serão ao todo 15 mil inscritos para as corridas de 7 km e 15 km, além da caminhada de 5 km.
A Corrida do Pantanal promete ser o maior evento esportivo do ano em Mato Grosso do Sul. Os números revelam a grandiosidade da prova: em apenas 17 dias de divulgação, todas as 15 mil vagas foram preenchidas. A caminhada atraiu 7 mil inscritos, enquanto que a corrida de 7 km recebeu 6 mil inscritos e a corrida de 15 km, outros 2 mil. Entre os participantes das corridas, 61,8% são homens e 38,2% são mulheres.
No último domingo (25/09), representantes da Confederação Brasileira de Atletismo realizaram a medição oficial dos percursos para fazer a validação técnica do evento. O técnico Kellermann Zanotti utilizou uma bicicleta com odômetro para verificar as distâncias de 5, 10 e 15 km que os participantes irão percorrer no dia 9 de outubro.
Os participantes vão disputar medalhas em quatro categorias: elite, indústria, PCD (pessoas com deficiência) e geral. O ponto de partida e chegada será no Bioparque Pantanal, o mais novo cartão-postal de Campo Grande. Já os percursos contornam o Parque das Nações Indígenas e adentram o Parque dos Poderes, em uma das regiões mais arborizadas da capital. Ao final da corrida, os participantes vão concorrer a dois carros zero km e cinco motocicletas.
Neste ano, a Corrida do Pantanal, terá como padrinho o campeão paralímpico Yeltsin Jacques. Natural de Campo Grande, Yeltsin participou durante a juventude de todas as edições da Volta das Nações. O evento serviu como base para uma carreira de sucesso no atletismo: além de vários resultados expressivos em torneios de nível nacional e internacional, Yeltsin sagrou-se campeão paralímpico em Tóquio 2020 nas provas de 1.500m e 5.000m.
Estrutura
A estrutura de 3 mil metros quadrados para a primeira edição da Corrida do Pantanal já está quase pronta. Para garantir o conforto e visibilidade de quem for assistir à corrida de rua, que deverá reunir 15 mil participantes e 600 pessoas envolvidas na organização, serão montados 450 metros de arquibancada. Serão 3 mil metros de grades de contenção para dar segurança aos competidores durante as provas.
No dia da prova, 1 mil cones serão distribuídos durante todo o percurso para direcionar os atletas durante as corridas dos 15km e 7km e a caminhada de 5km. Para hidratar os participantes e garantir a saúde de quem estiver nas provas, serão disponibilizados 4 mil caixas de água, sendo 192.000 mil copos, e os pontos de hidratação serão instalados a cada 2,5 km no percurso das provas. Além da água, 15.500 bananas e maçãs e 15.500 isotônicos estarão à disposição dos participantes.
Interdições no trânsito
Por conta da realização da Corrida do Pantanal, no dia 9 de outubro, o trânsito será parcialmente interditado, das 5 às 10 horas, em trechos dos seguintes bairros: Parque dos Poderes, Carandá Bosque, Vivendas do Bosque, Chácara Cachoeira e Cidade Jardim. Ao longo do percurso, equipes de apoio estarão à disposição dos moradores para orientações e auxílio, caso precisem sair com seus veículos.
Realizada pelo Sesi em parceria com a TV Morena, a Corrida do Pantanal conta com vários apoiadores em sua realização, como: Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran); Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (FAMS); Comando Militar do Oeste (CMO); Detran; Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPMTran); Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra); Prefeitura do Parque dos Poderes; Fundação do Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte); Unigran Capital; e Escola Master/Centec.