Eleitores serão convidados a participar do Teste de Integridade no local

  • Assessoria/TRE-MS

Foto: Divulgação/TRE-MS
Foto: Divulgação/TRE-MS

No segundo turno das Eleições 2022, o projeto-piloto lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que prevê o uso da biometria de eleitores no Teste de Integridade das urnas, será realizado novamente em Mato Grosso do Sul.

Como no primeiro turno, a cerimônia terá lugar no Senac Horto, localizado na Rua do Parque, 75, no Centro de Campo Grande, no qual votam 553 eleitores. O local foi escolhido para sediar o procedimento inédito por atender aos critérios de logística do projeto.

Como participar

A participação da população no teste é facultativa. Caso aceite, o eleitor de uma das seções apenas irá liberar a urna eletrônica, por meio da identificação biométrica. Servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público, registrarão, então, voto aleatório, utilizando as informações de cédulas de papel previamente preenchidas pelas entidades fiscalizadoras. É importante frisar que o eleitor não irá votar duas vezes.

Auditoria

Neste ano, 23 urnas serão auditadas em Mato Grosso do Sul, no mesmo dia e horário da votação. Ao todo, 18 urnas serão submetidas ao Teste de Integridade, em Campo Grande, e outras três urnas ao Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais, que acontece nas zonas eleitorais do estado. Duas serão auditadas com a utilização de biometria de eleitores.

O sorteio das urnas a serem auditadas acontece às 8h do sábado anterior ao segundo turno, 29 de outubro, na sede do TRE-MS. A cerimônia, aberta ao público, deve contar com a presença de representantes de partidos políticos, coligações, federações e demais entidades fiscalizadoras. O evento será coordenado pela Comissão de Auditoria do Sistema Eletrônico de Votação (CAVE), presidida pela juíza Mariel Cavalin dos Santos.