O Programa Saúde em Foco, que estreia nesta semana, entrevista o neurologista Omar Gurrola sobre como diagnosticar e tratar a esclerose múltipla, doença crônica que afeta o sistema nervoso central. 

Jovens adultos, entre 20 e 40 anos, são mais propensos a apresentar os sintomas, que incluem baixa capacidade dos olhos de identificar a forma e contorno doas objetos, dormência, formigamento, desequilíbrio para andar, incontinência urinária, dentre outros.

Para Gurrola, o diagnóstico precoce é fundamental para evitar a progressão da doença. “A esclerose múltipla é uma doença autoimune, que  ataca algumas áreas do cérebro, e compromete o sistema nervoso central. Dependendo da área do cérebro inflamada, vários sintomas podem surgir de forma súbita ou em poucos dias, ao que chamamos surtos de doença. Se o paciente não investigar com um neurologista, a doença vai piorando. Justo por isso, falamos em diagnóstico precoce”, alerta o especialista.

Para diagnosticar a esclerose múltipla, o médico avalia a história clínica do paciente e solicita exames de ressonância magnética e coleta de líquor. Apesar de ainda não existir a cura, seguir o tratamento recomendado pelo médico é uma forma de permitir aos pacientes ser independentes e de garantir uma vida mais confortável e produtiva.

O Programa Saúde em Foco é exibido ao longo da programação da TV ALEMS, canal 9 da Claro NET TV. Outras edições do programas podem ser assistidas também no canal oficial do YouTube da Assembleia Legislativa.