“Você quer brincar na neve? Um boneco quer fazer?” é o que a icônica música de Frozen questiona. Mas, sabia que o boneco de neve quase não apareceu no filme?
No último domingo, 4 de dezembro, Josh Gad, o ator que fez a dublagem original do boneco Olaf, entregou um prêmio para a diretora de Frozen, Jennifer Lee, como parte do 15º National Arts and Entertainment Journalism Awards. Durante o discurso de agradecimento, a cineasta revelou detalhes por trás do mundialmente famoso filme.
Jennifer Lee disse que, a princípio, tinha pensado em remover Olaf do filme e foi Josh Gad quem salvou o personagem. Segundo ela, o convite para dirigir Frozen veio quando a produção já estava em desenvolvimento, e sua primeira nota no roteiro foi “mate o boneco de neve”.
No entanto, após um animador fazer um tratamento em um roteiro de três páginas para Olaf, tendo o ator Josh Gad em mente. Isso fez com que Jennifer Lee ficasse interessada no divertido boneco de neve sendo estrelado pelo ator. No primeiro filme, ele foi imprescindível para ajudar Anna (Kristen Bell), Kristoff (Jonathan Groff), e Sven (Frank Welker) para encontrar a irmã de Anna, Elsa (Idina Menzel).
Frozen ganhou dois Oscars e arrecadou mais de 1,2 bilhão de dólares nas bilheterias mundiais. Sua sequência, Frozen 2, teve a maior abertura de todos os tempos para um filme de animação em 2019. A franquia também rendeu uma adaptação musical da Broadway.
Olaf, por sua vez, recebeu seu próprio spinoff do Disney+, Era Uma Vez um Boneco de Neve, para contar a história de origem do personagem e Josh Gad voltou a dar voz ao papel. Além disso, Olaf também foi estrela no curta-metragem Olaf – Em Uma Nova Aventura Congelante e na série Olaf Apresenta.