Em Dourados, reprovação passou de 14,1% em 2019 para 17,2% em 2021
O número de alunos que abandonam o ensino médio na rede estadual de ensino voltou a crescer em Mato Grosso do Sul. De acordo a Secretaria de Estado de Educação (SED/MS), a taxa de abandono estava em 0,6% no ano de2020 e passou para 1,4% em 2021.
Há dois anos, foram registrados 516 abandonos na rede pública estadual. Já no ano passado, o número saltou para 1.266 abandonos, mais que o dobro. Além disso, a taxa de reprovação também voltou a subir. Em 2020 era de 13,6%(10.983 reprovações), passando para 15,3% (13.838 reprovações) em 2021.
O levantamento mostra que em 2019 foram 5.556 notificações de abandonos de alunos em todo o Estado, uma taxa de 6,8%. A SED/MS então realizou um intenso trabalho de busca ativa escolar em 2020, início da pandemia. A taxa então despencou para 0,6%. Mas o ano de 2021 encerrou com novo aumento dos casos.
Em fevereiro do ano passado, o Governador do Estado,através da SED/MS, e o Ministério Público Estadual implementaram o Sistema Integrado de Informações e Notificação – Busca Ativa Escolar. “A iniciativa visa monitorar e atuar preventivamente no caso de estudantes em risco de abandono ou descontinuidade do processo de escolarização, promovendo o acolhimento, cuidado e promoção pedagógica a esses estudantes”, conforme a Secretaria de Educação.
Levantamento da Fundação Roberto Marinho tambémconfirma a tendência de alta de alunos que param de estudar. A queda de frequência escolar no ensino médio estava em queda desde 2010, mas em 2021 voltou a crescer em todo o país. Os dados aparecem na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE, no levantamento “Cenário da Exclusão Escolar no Brasil”, realizado pelo Unicef. “Com a pandemia e o aumento das desigualdades sociais e educacionais, temos um longo caminho para garantir a permanência de jovens na escola, especialmente no Ensino Médio”, avalia a fundação.
Dourados
Em Dourados, o mesmo fenômeno é observado. De 2010 a 2019, a taxa de abandono estava em queda. Em 2019 a taxa era de 7,2% (422 abandonos), caindo para 0,2% (13 abandonos) em 2020 e se mantendo praticamente estável em 2020, com taxa de 0,2%, com leve alta que registrou14 abandonos.
No entanto, um dos indicadores revela as dificuldades no ensino médio da rede pública douradense. A taxa de reprovação passou de 14,1% (873 reprovações) no ano retrasado para 17,2% (1.227 reprovações) no ano passado.Os dados são da plataforma QEdu, mantida pela Fundação Lemmann e Instituto Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que reúne dados educacionais de todo o Brasil.
O aumento do abandono e da evasão escolar em Dourados também é motivo de preocupação para o Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted). Em nota publicada no final de dezembro, a entidade alerta que o “aumento da evasão do ensino médio na cidade de Dourados é um fenômeno que preocupa a categoria[educadores], com salas de aula cada vez mais esvaziadas de alunos”.
Segundo o sindicato, “sem planejamento adequado, o ensino integral acaba fazendo com que estudantes passem a abandonar a escola por não se adequarem ou adaptarem, provocando a desistência de vários alunos e alunas das escolas estaduais”. O Simted está propondo a realização de uma audiência pública no município para tratar do tema.