Há vários easter eggs na trilogia de Peter Jackson, adaptada da obra de J.R.R. Tolkien. Mas você pegou a referência no final do terceiro filme?

Assim como J.R.R. Tolkien em seus livros, Peter Jackson sempre cultivou um certo preciosismo ao comandar a trilogia de O Senhor dos Anéis, lançada entre 2001 e 2003. Assim, easter eggs e referências escondidas não faltam na saga do hobbit Frodo Bolseiro (Elijah Wood) para destruir o Um Anel e, consequentemente, Sauron.

Uma dessas pequenas surpresas aparece nos minutos finais do terceiro longa-metragem, O Retorno do Rei, e é de particular importância para o personagem de Aragorn, interpretado por Viggo Mortensen.

Para vê-la, no entanto, você precisa apertar o botão de pause do seu controle remoto às 2 horas, 55 minutos e 28 segundos de filme – ou às 3 horas, 44 minutos e 45 segundos se optar pela versão estendida.

O Senhor dos Anéis: Um único ator da franquia teve a chance de conhecer Tolkien

Após a destruição do poderoso anel e a derrota final do Senhor do Escuro, o reino de Gondor celebra o retorno de seu legítimo governante, Aragorn. No topo de Minas Tirith, encarando todo o seu povo reunido, ele é coroado rei pelas mãos de Gandalf (Ian McKellen).

Enquanto o ex-arqueiro, herdeiro de Elendil e Isildur, se dirige a seus súditos em uma bela canção élfica, ele atravessa a multidão em direção a sua amada Arwen (Liv Tyler). À medida que Aragorn caminha, podemos perceber que os detalhes de sua armadura não são mera coincidência.


New Line Cinema
À esquerda, Elendil; à direita, Aragorn.

De fato, a vestimenta é idêntica à usada por Elendil (Peter McKenzie), antigo Rei de Gondor, no prólogo da trilogia, no início de A Sociedade do Anel. À frente do grande exército de Homens e Elfos, o monarca enfrentou Sauron nas planícies de Dagorlad e foi derrotado pelo vilão antes que seu filho Isildur (Harry Sinclair) vingasse sua morte.

Mais de três milênios após a morte do soberano, seu herdeiro assume, portanto, o trono e coloca exatamente o mesmo traje para inaugurar seu reinado. Um símbolo e tanto para os Povos Livres da Terra-média – agora definitivamente livres de seu pior inimigo –, mas também para os fãs de Tolkien, que certamente não deixaram passar batido esse detalhe.

Aos saudoistas, fica a dica: a trilogia de O Senhor dos Anéis está disponível no catálogo do Amazon Prime Video.