Marcelo Sumiya, Marcos Vinícius Garbiate, Walder Nunes, Rafael Fontes e Auro Otsubo – Foto: Assessoria

Pesquisas da Embrapa em sistemas de produção em Mato Grosso do Sul estão na mira da cooperativa

Os chefes adjuntos de Transferência de Tecnologia e de Pesquisa & Desenvolvimento, Auro Otsubo e Walder Nunes, respectivamente, além do supervisor do NDI, Rafael Fontes, receberam o gerente de assistência técnica da Coamo, Marcelo Sumiya e o coordenador da Fazenda Experimental da Coamo em Dourados/MS, Marcos Vinícius Garbiate para discutirem possíveis agendas conjuntas para o setor agropecuário em Mato Grosso do Sul. “O estabelecimento de parcerias entre as duas instituições no desenvolvimento e divulgação tecnológica nas diversas cadeias produtivas e fatores dos sistemas de produções vigentes é de fundamental importância para a garantia ao produtor na busca por maiores produtividades e rentabilidade”, analisa o chefe adjunto de P&D, Walder Nunes.

A cooperativa que possui fazenda experimental no estado do Paraná há 47 anos, está instalando uma fazenda experimental em Dourados/MS de, aproximadamente, 70 hectares. “Desde o início, a diretoria [da Coamo] entende que a pesquisa tem que caminhar junto com o desenvolvimento. E a parte técnica é o alicerce do desenvolvimento do cooperado”, diz Sumiya. Ele ainda explica que a função da cooperativa é realizar a difusão de tecnologia, “principalmente, com as entidades de pesquisa”.

Para a Coamo, segundo o gerente técnico, a Embrapa Agropecuária Oeste é um parceiro estratégico, e assim também é considerada a cooperativa pela Unidade de Pesquisa da Embrapa. O chefe adjunto de Transferência de Tecnologia, Auro Akio Otsubo, afirma que as duas instituições trabalhando juntas possibilitará que as tecnologias produzidas pela equipe da Embrapa sejam validadas de forma eficiente e eficaz, uma vez que, atualmente, a Coamo trabalha diretamente em uma área de 1,3 milhões de hectares, em 12 municípios de Mato Grosso do Sul, das mais diferentes regiões.

A Coamo atua em três estados no Brasil: Paraná (onde fica sua sede), Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. No total, são 31 mil cooperados.