Um dos grandes gargalos que impede o sucesso do pequeno produtor de hortifrúti é a comercialização de seus produtos. Parte dessa cadeia não tem acesso aos canais específicos de vendas e com isso não vê seu negócio crescer. Para sanar esse entrave, o Polo Sebrae Agro desenvolveu uma plataforma que auxilia consultores do Sebrae no atendimento ao pequeno empresário rural no processo de venda.

A ferramenta trará funcionalidade e agilidade para o negócio do pequeno produtor de hortaliças e frutas. “A iniciativa pretende reunir em um único app, mercados e iniciativas que podem beneficiar os pequenos negócios”, explica o coordenador do Polo Sebrae Agro, Douglas Paranahyba.

De acordo com ele, o acesso à plataforma será feito por meio da consultoria no Sebrae, na qual o produtor responde um questionário e a partir dessas informações é formado uma espécie de quadros com as oportunidades de negócio. “O próprio filtro da plataforma indica, por meio de uma nota, os canais de venda mais indicados para o produtor que preencheu os dados. Essa pontuação define, por exemplo, se é mais indicado vender para as Ceasas, feiras, varejo nacional ou regional, entre outras”, diz. 

O coordenador explica ainda que o Sebrae optou por deixar o consultor gerenciar o acesso à plataforma justamente para facilitar a vida daquele produtor que não possui tecnologia acessível. “Fizemos o treinamento dos nossos consultores nesta semana e todos estão aptos para começarem a fase de teste. Acreditamos que, neste primeiro momento, o nosso profissional intermediar o uso da plataforma possibilitará um resultado mais eficaz para o produtor”, ressalta.

Informação é o caminho para o sucesso

Douglas acredita que uma das características dos pequenos produtores que alcançam o sucesso na atividade empresarial é justamente o acesso às informações. “Esses pequenos empresários rurais conseguem acessar empresas e parcerias que outros não conseguem por falta de informação. E essa ferramenta busca proporcionar para o pequeno negócio acesso a todas as possibilidades de vendas”, diz.

O coordenador do Polo Sebrae Agro diz ainda que a principal lacuna, atualmente, do pequeno produtor é justamente a comercialização. “O pequeno deseja acessar o mercado, clientes, deseja entender sobre os canais de fornecedores e possíveis compradores. Mas esse volume de informação não fica disponível em um único lugar. Com o aplicativo, teremos na palma da mão informações estratégicas para ajudar o pequeno negócio prosperar”, explica.

Projeto piloto já em fase de teste

Para garantir o sucesso da ferramenta, a plataforma já está na fase de teste e na próxima semana o Sebrae seleciona os produtores rurais de cinco regiões do Brasil que participarão do piloto do aplicativo. 

Segundo Douglas, os Sebrae estaduais envolvidos nesta etapa foram de Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás e Rondônia, contemplando as cinco regiões do país. “A orientação para os nossos consultores é que selecionem produtores com características diferentes, seja nas técnicas de produção ou tipos de produtos”, diz.

Para a coleta mais precisa de dados, a fase de teste terá uma duração de aproximadamente um mês. “A expectativa é alinhar todas as alterações, caso seja necessário, para disponibilizar no mercado um app eficaz. O nosso objetivo é lançar oficialmente o aplicativo no segundo semestre. É importante lembrar que a plataforma estará disponível para todo o Sistema Sebrae, pois todos os estados brasileiros integram e trabalham juntos no Polo Sebrae Agro”, enfatiza Douglas.

Fonte: Agência Entremeios Comunicação