Ator aproveitou momento de greve para revelar alguns bastidores do projeto de terror
Para quem nasceu no início dos anos 2000 ou para aqueles que pertencem ao grupo que ‘adora terror’, Premonição deixou muita gente assustada e tensa com as múltiplas possibilidades narrativas sobre a morte.
Devon Sawa, protagonista do filme que inicia a franquia, é constantemente relembrado sobre seu papel emblemático no longa de terror e, recentemente, com a greve dos atores, deu algumas declarações sobre seu retorno à saga que nem ele mesmo tinha conhecimento.
Há um determinado momento de Premonição 5 em que o seu personagem aparece. “Nunca recebi um centavo por Premonição 5. Eles nem me disseram que eu estava nele quando me convidaram para a estreia”, escreveu o ator. “No primeiro contrato para a primeira parte, havia uma seção que afirmava que eles possuíam a filmagem e poderiam usá-la no futuro. Eu assumi para a imprensa. Eu estava errado.”
Sawa acrescentou: “A propósito, isso não tem nada a ver com os cineastas. Eu amei o filme. Eu amo todos eles para ser completamente honesto. E estou super empolgado para ver o número seis.”
Para quem acompanha a narrativa, sabe que o final do quinto filme é o começo do primeiro, lançado em 2000. As histórias se conectam dessa forma, mostrando de forma surpreendente que o projeto de 2011 é, na verdade, um prelúdio.
Não é de hoje que alguns contratos dos atores já antecipam essa questão da reutilização de imagens. Há vários estúdios que possuem diversas gravações de diferentes atores e, no caso de grandes franquias, acabam reutilizando este material. No entanto, além de avisá-los, é comum que essa prática seja acompanhada de algum valor destinado ao artista, mesmo que pequeno.
Uma das reivindicações da paralisação também se dirige ao uso de inteligência artificial. O sindicato dos atores, por exemplo, está lutando para que as “réplicas digitais” armazenadas pelos estúdios sejam regulamentadas e não utilizadas de maneira livre pelas empresas.
Uma das franquia de terror mais populares vai retornar, mas mudando sua fórmula clássica
O negociador-chefe do SAG-AFTRA, Duncan Cabtree-Ireland, falou sobre essa questão: “Eles propõem que nossos artistas de fundo possam ser digitalizados, pagos por um dia de trabalho, e sua empresa deve possuir essa digitalização de sua imagem, sua semelhança e deve poder usá-la pelo resto da eternidade”, disse. “Então, se você acha que é uma proposta inovadora, sugiro que pense novamente.”
Devon Sawa esteve recentemente na série Chucky e no longa Conspiração Explosiva. Em breve, ele deve estrelar os projetos Consumed e All te Lost Ones.