Nos próximos dias serão realizadas palestras, rodas de conversa e orientações sobre saúde mental e prevenção ao suicidio

event_available 20/09/2023 |
access_time 15:02 horas
Campanha Setembro Amarelo tem ações em todo o Brasil (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Em alusão a campanha “Setembro Amarelo”, a Prefeitura de Dourados, através da Sems (Secretaria Municpal de Saúde), iniciou uma série de atividades nas Unidades Básicas de Saúde para orientar e conscientizar a população sobre os cuidados com saúde e bem-estar mental, bem como a prevenção ao suicídio.

Nesta reta final do mês, as ações que tiveram início no dia 5 de setembro, foram reforçadas e seguem até o próximo dia 29, com a realização de palestras, orientação social, rodas de conversa, entre outras ações.

Nesta quarta-feira (20), haverá roda de conversa nas UBS’s dos bairros Parque do Lago II e Campo Dourados.

Quinta-feira (21), a UBS Seleta abre a programação às 8h, com Café da Manhã, Roda de Conversa e palestra sobre o autocuidado e a saúde mental. Enquanto na UBS Altos do Indaiá, haverá Roda de conversa com a Psicóloga Natasha Dellatorre Martins, dinâmica e brindes. Durante todo o mês de setembro ocorrerá outras atividades voltadas ao tema de prevenção ao suicídio, com início às 7h.

No mesmo dia, às 15h, a UBS Jóquei Clube realiza a Palestras sobre prevenção do suicídio.

A programação da sexta-feira (22) tem início às 13h, na UBS Parque das Nações II, com palestra de prevenção ao suicídio ministrada pelas psicólogas convidadas e do NASF, além de teste rápido de HIV, sífilis e hepatites virais e a realização de auriculoterapia com a psicóloga Alessandra.

Já às 13h30, na UBS Jardim Novo Horizonte, tem roda de conversa por amor à vida e palestra.

Dia 26, às 7h, a UBS Santo André realiza o acolhimento da população, com orientações e palestra.

Dia 27, às 8h, a UBS Vila Índio/Ouro Verde tem palestra sobre abordagem em saúde mental.

Por fim, no dia 29, na UBS Ildefonso Pedroso, haverá ação contra o suicídio, às 14h, com orientação, identificação de paciente de risco e conscientização sobre suicídio.