Fernando Haddad (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

Ministro comentou projeção do Banco Central de um crescimento de 2,9% da economia neste ano: “está tudo convergindo para a mesma coisa”

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta quinta-feira (28), segundo o g1, que a previsão do governo é de que o PIB (Produto Interno Bruto) do país tenha um crescimento superior a 3% em 2023. A fala do ministro veio após o Banco Central elevar de 2% para 2,9% a projeção de crescimento da economia. “E deve subir um pouquinho mais, eu acredito. A nossa projeção já está superior a 3%. Cada um tem sua metodologia, mas está tudo convergindo para a mesma coisa”, disse Haddad.

O ministro ainda lembrou que no início do ano havia previsões até mesmo para recessão em 2023. “Se você considerar as divergências do começo do ano. Um dizia que ia ter recessão, outro dizia que ia crescer 1 [%], outro dizia que ia crescer 2 [%]. E todo mundo estava errado porque vai crescer 3 [%]”.

Para Haddad, se o Congresso Nacional aprovar projetos da área econômica do governo, como o programa Desenrola, o marco de garantias e a tributação de fundos exclusivos, poderá haver uma melhoria nos resultados das contas públicas. “Eu acredito que, sobretudo se a gente votar esses projetos, nós podemos ter um quarto trimestre bom e isso pode ajudar a fechar as contas ainda melhor”.