A Receita Federal paga nesta quinta-feira (30) para 5.973 contribuintes em o lote residual de novembro do ( de Pessoa Física). Ao todo são R$ 12.533.149,23 em restituições.

A consulta abriu na semana passada. Confira abaixo como saber se você está incluso neste lote pago pela Receita. No Brasil, segundo a Receita Federal, o crédito bancário cai para 358.737 contribuintes, no valor de R$ 762.906.928,68.

Entenda o lote residual da restituição

O cronograma de lotes regulares do IRPF 2023 com com o pagamento do quinto e último lote realizado em setembro de 2023.

 

Por outro lado, os lotes residuais de restituição são pagos após o término dos lotes regulares e destinam-se a restituições que foram processadas posteriormente, devido a retificações ou outras correções na declaração.

Como consultar os lotes?

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita, clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, em Consultar a Restituição, neste link. No local, basta inserir os dados e saber se você é um dos contemplados.

Caso você acesse no celular, basta abrir o aplicativo da Receita Federal, clicar em Consulta Restituição, que será encaminhado para a página.

 

Depósito da restituição

Além disso, a restituição cai na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Se, por algum motivo, não cair o crédito, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, a pessoa pode reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB, nos telefones:

  • 4004-0001 (capitais)
  • 0800-729-0001 (demais localidades)
  • 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos)

Entretanto, caso o contribuinte não retire o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerer pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.