Trabalhadores de todo o Brasil têm até a próxima quinta-feira (28), para sacar o abono salarial 2023, referente ao ano-base de 2021. Após esse prazo, as parcelas não pagas serão devolvidas ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), conforme determina as regras do programa.
Caso perca o prazo, ainda é possível recuperar o dinheiro, mas o processo passa a ser feito pelos canais do Ministério do Trabalho.
Quem pode receber?
Têm direito ao benefício do abono salarial trabalhadores cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e que receberam, de empregadores que contribuem para os programas, até dois salários-mínimos mensais no período trabalhado (2021).
Para ser beneficiado também é necessário que os dados relativos a 2021 tenham sido informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais ou no e-Social. Também é preciso ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, em 2021.
O valor corresponde ao atual salário-mínimo dividido por 12 e multiplicado pela quantidade de meses trabalhados no ano-base. Salário-Mínimo no ano de 2023 é de R$ 1.302,00, conforme tabela abaixo.
Como consultar e sacar?
Para trabalhadores de empresas privadas, cadastrados no PIS, o pagamento pode ser consultado pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, endereço eletrônico ou pelo telefone 158.
O pagamento do abono pago pela Caixa será realizado prioritariamente por crédito em conta Caixa, quando o trabalhador possuir conta-corrente ou conta-poupança ou, ainda, em Conta Digital; por crédito pelo aplicativo Caixa Tem, em conta poupança social digital, aberta automaticamente pelo banco.
Será ainda realizado o pagamento em canais como agência, lotérica, autoatendimento, Caixa Aqui e demais canais de pagamentos oferecidos pela Caixa. No atendimento presencial, é necessário ter um documento de identificação oficial com foto e número do CPF.
Para sacar o Abono Salarial nos caixas eletrônicos da Caixa, nas casas lotéricas ou nos correspondentes bancários da Caixa, você vai precisar do Cartão Social.
No caso dos trabalhadores de empresas públicas, cadastrados no Pasep, o Abono Salarial estará disponível na sua conta-corrente ou poupança. Para receber o Abono Salarial presencialmente em agências do Banco do Brasil, é necessário documento oficial de identificação e número do CPF.
Os correntistas das demais instituições financeiras podem encaminhar TED para conta de sua titularidade via caixa eletrônico ou pelo site www.bb.com.br/pasep.