A produção ainda foi indicada a três categorias do Oscar.

Em meados de 2011, Transformers: O Lado Oculto da Lua chegava às salas escuras mundiais, terceiro capítulo da saga cinematográfica iniciada alguns anos antes por Michael Bay. Nele, acompanhamos a jornada de robôs gigantes alienígenas intitulados Autobots, que contou com o protagonismo de Shia LaBeouf e também de Rosie Huntington-Whiteley.

Superando em muito as expectativas da Paramount Pictures, o longa-metragem arrecadou mais de 1 bilhão de dólares de bilheteria pelo mundo, tornando-se o filme de maior sucesso da franquia. Para se ter ideia, Dark of the Moon (no original) alcançou a marca de segunda maior arrecadação de 2011, ficando atrás apenas de Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2.


Paramount Pictures

Na trama, em 1960, a Arca, uma nave Cybertroniana que transportava uma invenção capaz de acabar com a guerra entre os Autobots e os Decepticons, cai na Lua e é detectada pela NASA. O presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, então, autoriza uma missão para levar o homem ao satélite natural com a intenção de investigar o incidente, inspecionando secretamente a nave antes de retornar à Terra.

No presente, os Autobots ajudam a humanidade a prevenir conflitos de grande gravidade para a nossa raça. Durante uma missão ao local do desastre nuclear de Chernobyl, para investigar suspeitas de tecnologia alienígena, os Autobots são atacados pelos Decepticons, descobrindo que por lá reside uma célula de combustível da Arca que se acreditava perdida. Desta forma, mais uma vez, a guerra irromperá na Terra.

Indicado ao Oscar de Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som e Melhores Efeitos Visuais, o longa acabou não levando nenhuma estatueta dourada para casa, mas marcou o bom trabalho feito pela equipe. No entanto, o âmbito narrativo foi amplamente criticado pela imprensa, amargando meros 35% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Para os interessados vale ressaltar que Transformers: O Lado Oculto da Lua está disponível para streaming na Netflix – mas deixará o catálogo da plataforma no dia 20 de junho.

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!