Lula (Foto: Reprodução)

O presidente destacou os feitos dos governos do PT na área da agricultura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou nesta quarta-feira (3) alguns feitos econômicos do seu terceiro mandato. “O salário está crescendo, o PIB surpreendeu os negacionistas”, afirmou o chefe de Estado, em Brasília (DF), onde o governo federal lançou o Plano Safra 2024/2025, com linhas de crédito, incentivos e políticas agrícolas para médios e grandes produtores. Nesta edição, são R$ 400,59 bilhões destinados para financiamentos, um aumento de 10% em relação à safra anterior.

“Não tenho preocupação em dizer para empresários da agricultura: foram em nossos governos que a gente teve um dos maiores planos safras da história deste país. (A agricultura) é uma coisa extremamente sagrada “, afirmou.

Sobre o PIB, citado pelo presidente, o Produto Interno Bruto aumentou 0,8% no primeiro trimestre de 2024, frente ao quarto trimestre de 2023, na série com ajuste sazonal. A renda domiciliar per capita no Brasil subiu 11,5% em 2023 em comparação a 2022, atingindo o recorde de R$ 1.848. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o maior valor da série histórica da pesquisa, que teve início em 2012.

“Nasci e vou morrer sem perguntar para um empresário se gosta de mim, ou se votou. Não quero casamento. Quero construir este país, mais desenvolvido, com padrão de classe média desenvolvido. Se o Estado não dá a mão para as pessoas necessitadas, quem vai dar? O Estado precisa cuidar dessas pessoas.Tem que ser Estado indutor. Nenhuma empresa é rica só por causa do dono, mas também por conta das milhões de pessoas que trabalham”, acrescentou.

Na cerimônia, o presidente também criticou o governo Jair Bolsonaro (PL). “Encontramos o país destruído”.