O alerta mais severo, para umidade do ar abaixo do 12%, recai principalmente sobre a região norte de Mato Grosso do Sul, embora todo o Estado enfrente o tempo extremamente seco e quente
Para os períodos da tarde e noite desta terça-feira (20), Mato Grosso do Sul permanece sob alerta de perigo para a baixa umidade relativa do ar, na média dos 10%. Além disso, o Estado enfrenta onda de calor, com a temperatura pelo menos 5°C acima da média. Diante disso, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou quatro alertas de perigo para MS.
O alerta mais severo, para umidade do ar abaixo do 12%, recai principalmente sobre a região norte de Mato Grosso do Sul, embora todo o Estado enfrente o tempo extremamente seco e quente. Confira os alertas no mapa:
Diante disso, os órgãos de saúde orientam a população redobrar os cuidados, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes, bem como atividade física de alta intensidade em qualquer horário.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a umidade do ar ideal para a saúde dos seres humanos deve estar entre 50 e 60%. Por isso, quando o índice fica entre 21% e 30%, já é decretado o estado de atenção. Logo, com os índices na faixa de 12% para baixo, a população deve tomar mais cuidados.
Previsão do tempo
O tempo seco e quente predomina em Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (20). A umidade relativa do ar deve registrar nível preocupante de 8 a 20%, aliado a altas temperaturas, principalmente na região pantaneira.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as condições ocorrem devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que favorece o tempo quente e seco no Estado.
A principal recomendação é ingerir bastante água e, em nenhuma situação, atear fogo em vegetação ou outros materiais.