José Sarto e Evandro Leitão repassaram R$ 3,6 milhões e R$ 2,9 milhões, respectivamente, à rede social

Dois candidatos a prefeito de Fortaleza (CE) lideram os gastos pagos ao Facebook para impulsionar publicações nas eleições municipais de 2024. José Sarto (PDT) e Evandro Leitão (PT) repassaram à rede social R$ 3,6 milhões e R$ 2,9 milhões, respectivamente, até esta 6ª feira (27.set.2024). 

O valor consta no Divulgacand, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), e deve aumentar até o fim do pleito, em outubro. 

Sarto e Evandro gastaram mais do que candidatos da eleição da em São Paulo (SP), maior cidade do Brasil em número de habitantes. Guilherme Boulos (Psol) e Ricardo Nunes (MDB) aparecem em seguida, com R$ 2,4 milhões e R$ 1,2 milhão, nesta ordem.

Conhecido pela força nas redes, Pablo Marçal (PRTB) não registrou pagamentos diretos ao Facebook. Pagou R$ 360 mil em impulsionamento de conteúdo, mas por meio da empresa Adyen. A prestação de contas, porém, não traz detalhes sobre o destino dos recursos. 

Fecha o top 5 o candidato em Belo Horizonte (MG) Bruno Engler (PL), que repassou R$ 952 mil.

Ao todo, os candidatos a prefeituras e a câmaras municipais destinaram R$ 61 milhões a rede social fundada por Mark Zuckerberg.

Saiba quem registrou os maiores gastos com o Facebook até esta 6ª:

DISPUTA EM  FORTALEZA

Levantamento divulgado pelo Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) na 5ª feira (26.set) mostra um empate na disputa pela Prefeitura de Fortaleza. 

O candidato do PL André Fernandes tem 26% das intenções de voto, enquanto o petista Evandro Leitão tem 24%. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais. Já José Sarto aparece com 18%.

A pesquisa foi realizada pelo Ipespe de 21 a 24 de setembro de 2024. Foram entrevistadas 1.000 pessoas com 16 anos ou mais em Fortaleza. O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o nº CE-02666/2024. Segundo a empresa que fez o levantamento, o custo do estudo foi de R$ 76.800. O valor foi pago pela Frisson News.